Hospital Infantil tem atendimento médio de 200 crianças por dia e duplica gastos com medicamentos e insumos na cidade de Patos

O Hospital Infantil Noaldo Leite, localizado no Município de Patos, é referência no atendimento de crianças, adolescentes e jovens para grande parte do sertão paraibano. Nos últimos meses, o hospital […]



O Hospital Infantil Noaldo Leite, localizado no Município de Patos, é referência no atendimento de crianças, adolescentes e jovens para grande parte do sertão paraibano. Nos últimos meses, o hospital vem atendendo uma demanda surpreendente por motivos diversos, principalmente gripes em decorrência da mudança de temperatura e o período chuvoso.

Na manhã desta quinta-feira, dia 06 de abril, a reportagem do Polêmica se deparou com a realidade enfrentada por equipes de enfermagem, médicos e funcionários do hospital infantil. Em pouco mais de uma hora, dezenas de responsáveis estavam com suas crianças para buscar atendimento.

Febre, dores na garganta, nos ouvidos, tosse, acidentes domésticos, dores abdominais, dentre outros, eram as maiores queixas dos pais e responsáveis pelas crianças. Após a triagem, dois médicos faziam os atendimentos, ouviam queixas, encaminhavam exames e prescreviam medicações e condutas a serem adotadas em busca de solução.

Em contato com a enfermeira Isabella Cristina, diretora do Hospital Infantil Noaldo Leite, a reportagem foi informada que são, em média, 200 crianças atendidas diariamente. De acordo com Isabella, os gastos com medicamentos e insumos têm quase que duplicado nos últimos meses.

A reportagem vivenciou o trabalho paciente dos médicos e equipes de enfermagem para atender a demanda e presenciou grande quantidade internações e crianças com seus responsáveis em salas de procedimentos, de observação e de internação rápida para tomar medicação ou soro.

Em alguns casos, os responsáveis não entendem o Protocolo de Manchester, que visa classificar o atendimento por ordem de prioridade para dar a atenção devida aos pacientes nos casos de urgência, emergência ou ambulatorial. Mas, no geral, a compreensão tem sido percebida.

Para Isabella, o Hospital Infantil Noaldo Leite vem cumprindo o seu papel como órgão de saúde do Estado da Paraíba na região de Patos. “Sabemos dos nossos desafios e existem, de fato, períodos de demanda crescente como esta que estamos enfrentando”, comentou.


Jozivan Antero – Polêmica Patos