Os termômetros cravaram 20 graus de temperatura e mudaram a rotina na cidade de Patos. A “Morada do Sol” deu lugar ao frio, neblina e os cobertores que estavam guardados estão sendo usados diante de um povo acostumado a ter calor, mas que agora falam com amigos que melhorou bastante a convivência no clima semiárido.
Em algumas casas, o ar condicionado está desligado e o ventilador vem sendo usado para economizar energia. As roupas mais densas e que servem para aquecer também saíram dos guardas-roupas e o mês de junho, mês das festas juninas e de encontro de famílias chegou trazendo a novidade do frio.
Se Patos está com temperaturas agradáveis, as cidades da região da Serra do Teixeira estão congelando. Em Matureia, a temperatura atingiu 13 graus e em Teixeira chegou a 19º. O conselho é de que roupas que aquecem sejam usadas durante todo o dia.
Com temperaturas assim, o desejo é de ficar em casa, mas nem todos podem desfrutar desse momento agradável nas ruas e nos lares.
Infelizmente, as pessoas em situação de rua vem sofrendo com o frio e as chuvas na cidade de Patos. A solidariedade de grupos das igrejas, de ONG’s, de secretaria de prefeitura e de cidadãos que semeiam a fraternidade se faz cada vez mais necessário neste momento de frio, chuva e fome.
Jozivan Antero – Polêmica Patos