Família parabeniza equipe do SAMU que conseguiu reverter parada cardíaca em idosa na cidade de Patos

Na manhã deste sábado, dia 29 de abril, por volta das 08h00, a família da senhora Maria da Guia Ramos Frazão, de 79 anos, acionou o Serviço de Atendimento Móvel […]



Na manhã deste sábado, dia 29 de abril, por volta das 08h00, a família da senhora Maria da Guia Ramos Frazão, de 79 anos, acionou o Serviço de Atendimento Móvel De Urgência (SAMU) em decorrência de uma queda da própria altura da referida idosa em sua residência, na Rua Francisco Filgueiras, Bairro Novo Horizonte, em Patos.

De imediato, a equipe da Unidade de Suporte Básico 01 (USB 1) se deslocou até o endereço e encontrou a idosa desacordada com identificação de parada cardíaca. A equipe iniciou o procedimento de massagem cardíaca, as demais etapas de reanimação e acionaram a Unidade de Suporte Avançado (USA) para dar continuidade às ações de reanimação.

Após cerca de meia hora de procedimentos de reanimação, medicações, soro fisiológico, oxigenação, intubação, além três disparos com cardioversor, o popular “choque”, a idosa reagiu e retomou os batimentos cardíacos e pulsação;

As equipes deslocaram a paciente ao Hospital Regional de Patos onde a idosa deu entrada na Área Vermelha. Maria da Guia abriu os olhos e apresentou sinais de orientação. 

Familiares que estavam no Hospital Regional de Patos parabenizaram as equipes do SAMU pelo empenho na ocorrência de reversão da parada cardíaca. Se verificou também o empenho de estagiários do curso de medicina da UNIFIP.


Jozivan Antero – Polêmica Patos