Mães denunciam falta de condições para aulas em casa cedida à Secretaria de Educação do Município de Patos

Várias mães da comunidade rural Sítio Mocambo, na zona rural do Município de Patos, estão denunciando a falta de condições para aulas na casa que foi cedida à Secretaria de […]



Várias mães da comunidade rural Sítio Mocambo, na zona rural do Município de Patos, estão denunciando a falta de condições para aulas na casa que foi cedida à Secretaria de Educação do Município de Patos. 

Os estudantes do ensino fundamental são da Escola Municipal Antônio da Costa Palmeira, que está passando por reforma. Diante disso, os estudantes estão em uma casa que não oferece condições de espaço e de infraestrutura, pois, de acordo com as mães, nem água e nem acabamento na estrutura existe.

Claudiana dos Santos, mãe da pequena Eloá, relatou que os problemas na casa vão desde o piso sem acabamento que causa poeira, falta de espaço nos locais usados para salas de aula, falta de espaço externo para atividades recreativas, não existe água potável, dentre outros problemas notórios. “A secretária Adriana Carneiro não deu atenção para nós…estamos esperando essa reforma há muitos anos, mas que as crianças fiquem em um local temporário adequado”, comentou Claudiana.

Os relatos das mães são de que existe uma casa melhor na comunidade, mas, apesar dos apelos, o local foi desprezado pela Secretaria de Educação do Município de Patos. A casa custaria aos cofres públicos o valor de R$ 1.000,00 ao mês. Mesmo tendo espaço adequado, a secretaria preferiu a atual casa sem infraestrutura adequada.

Rosangela Mota, mãe de José Miguel, falou que seu filho estuda na escola há três anos. Rosangela disse que existiu tempo suficiente para se localizar um local temporário adequado. Dona Janete, mãe de João Paulo, segue o mesmo desabafo juntamente com Rayane, mãe de Rayssa Costa, entre várias outras indignadas com a situação.

A reportagem do Polêmica fez contato com a professora Adriana Carneiro, secretária de Educação do Município de Patos, sobre o problema relatado pelas mães dos estudantes da Escola Municipal Antônio da Costa Palmeira. Adriana se comprometeu a averiguar toda a situação e tomar as providências que forem necessárias para resolver o problema até que a reforma da escola seja concluída.


Jozivan Antero – Polêmica Patos