Romildo Sousa faz bela homenagem resgatando “Seu Pedro Pedro Horácio e o Ponto Certo”, em Patos

O historiador Romildo Sousa usou a sua rede social facebook para resgatar a trajetória de vida do senhor Pedro Horácio, que faleceu no domingo, dia 09 de abril, no Hospital […]



O historiador Romildo Sousa usou a sua rede social facebook para resgatar a trajetória de vida do senhor Pedro Horácio, que faleceu no domingo, dia 09 de abril, no Hospital Regional de Patos.

Veja a publicação:

“SEU PEDRO HORÁCIO E O PONTO CERTO

Faleceu neste domingo, (09/04), nas primeiras horas da manhã de causas naturais, no Complexo Hospitalar Regional de Patos, o comerciante aposentado Pedro Horácio Vieira, de 95 anos, residente no bairro Belo Horizonte, em Patos.

Era mais conhecido como Seu Pedro Horácio do Ponto Certo, pois foi proprietário por 37 anos de um estabelecimento localizado nas proximidades da Estação Ferroviária, bem ao lado da linha de ferro denominado de Restaurante Ponto Certo, um ambiente que era muito frequentado, servindo aos seus clientes a famosa carne assada, a apetitosa sopa de costela e o substancioso caldo de mocotó.

Chegando a cidade de Patos na década de setenta, proveniente do município de São Bento, Seu Pedro Horácio resolveu montar um negócio. Com este intuito, instalou o seu primeiro Restaurante Ponto Certo que funcionava no prédio onde existiu Mundinho Auto Peças.

Em 1996, surgiu então a oportunidade para transferir o restaurante para um local mais apropriado e Seu Pedro Horácio resolveu mudar seu restaurante para o prédio localizado na esquina da Praça da Independência, onde funcionou a Praça dos Pombos, atual SENAC.

Situado em uma área privilegiada, uma vez que tinha na sua proximidade além do baixo meretrício da cidade, o Tênis Clube, o Restaurante Ponto Certo congregava no final das noites, uma grande quantidade de adeptos do “caldo de mocotó”. Por suas dependências passaram além dos costumeiros fregueses, autoridades como os ex-governadores Wilson Braga, Burity, Ronaldo Cunha Lima e Mariz, o prefeito Cássio e os artistas Pinto do Acordeon, João Gonçalves e Genival Lacerda, entre outros.

Uma de suas maiores características era a de passar toda à noite com suas portas abertas. Apenas na Quinta-feira Santa o seu movimento era interrompido, por decisão do seu proprietário.

Pedro Horácio Vieira foi agraciado pela Câmara de Vereadores através da Lei nº 3201, sancionada pelo Prefeito Dinaldo Wanderley em 06 de dezembro de 2001, com o Título Honorífico de Cidadão Patoense. A entrega da homenagem foi feita na Casa Juvenal Lúcio de Sousa pelo Vereador Assis Sousa – autor da proposição. –  no dia em que o comerciante completava 75 anos de idade”.


Texto de Romildo Sousa 

Edição: Jozivan Antero – Polêmica Patos