Pista do aeródromo pode ser reduzida e fato gera desconfiança quanto a reforma de ampliação do Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres, em Patos

O Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres, localizado em Patos, vem sendo palco constante de reportagens diante das badaladas promessas de ampliação, reforma e abertura de linhas áreas que terão vários destinos […]



O Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres, localizado em Patos, vem sendo palco constante de reportagens diante das badaladas promessas de ampliação, reforma e abertura de linhas áreas que terão vários destinos a partir do sertão paraibano para o mundo. Nos últimos meses, as especulações aumentaram, porém, até agora, não passaram de holofotes para políticos de todos os níveis.

Em setembro de 2021, o Governador João Azevedo (Cidadania), acompanhado do Deputado Federal Hugo Mota (Republicanos), bem como de outros políticos, estiveram em Brasília para mostrar o projeto de ampliação do Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres, que na verdade é um aeródromo. Falava-se em mais 35 Milhões de Reais que seriam destinados pela Secretaria Nacional da Aviação Civil, órgão do Governo Federal. Outros milhões do Governo do Estado da Paraíba seriam injetados.

A expectativa era de que as obras de ampliação do aeroporto tivessem início em 30 dias, no entanto, tudo não passou de muita mídia e pouca efetividade. Até o momento, o único recurso oficialmente liberado é do Deputado Federal Efraim Morais (DEM). O deputado teve publicado em Diário Oficial a liberação de Um Milhão de Reais através de orçamento. Até o momento, o processo de licitação não foi aberto para a contratação da empresa para a propalada reforma.

A reportagem do Polêmica Patos buscou informações em decorrência de denúncias de que a pista do Aeroporto Brigadeiro Firmino Ayres, que atualmente tem 1.600 metros, seria reduzida para 1.200 metros. Com tal redução, o aeroporto seria sub-regional e apenas receberia aeronaves de pequeno porte para voos comerciais, tal qual já vem operando para voos entre Patos-Recife-Patos pela Empresa Azul.

Em matéria publicada sobre a Azul Conecta, empresa que explora atualmente o voo no Aeroporto Firmino Ayres, fica claro que a empresa está ampliando sua frota de aeronaves para atender aos aeroportos sub-regionais. O entendimento é que a cidade de Patos não vai receber aviões com capacidade para mais de 30 passageiros, pois o aeroporto não teria as especificações exigidas por leis e normativas, pois a pista de 1.200 metros já caracteriza tal fato.  

Em busca de confirmação, a reportagem buscou contato com o diretor do Departamento de Estradas de Rodagens do Estado da Paraíba, Residência Patos (DER/Patos). Madiel Conserva, atual diretor local, fez silêncio sobre as perguntas feitas pela reportagem.



Jozivan Antero – Polêmica Patos