O secretário de Saúde do Município de Patos, Leônidas Medeiros, comunicou que o Governo Federal enviou os recursos que faltavam para o pagamento do piso nacional da categoria de enfermagem do Município de Patos.
De acordo com Leônidas, 315 profissionais receberão seus vencimentos já com o valor do piso nacional da enfermagem. Ele ainda ressaltou que o Ministério da Saúde encaminhou os valores proporcionais a carga horária e complementando o vencimento base dos serviços.
O Ministério da Saúde não enviou recursos para profissionais da enfermagem que têm três vínculos. Esse fator pode ser motivo de procedimentos judiciais e administrativos diante de leis já existentes que impedem mais de dois vínculos no serviço público.
O secretário destacou o seguinte sobre os vencimentos da categoria de enfermagem: “ a remuneração deles ficará sendo o salário base como complemento do piso nacional de acordo com a carga horária acrescidos de: quinquênios, progressão horizontal e vertical, insalubridade, adicional noturno…esses valores com base no valor atual, pois o complemento é um auxílio e não pode ser base para direitos de PCCR, tanto é que nem contribuição previdenciária esse valor terá…a luta da classe agora é justamente garantir esses valores como piso e não complemento! A luta agora deve ser travada no MInistério e também de carga horária”, disse Leônidas.
Jozivan Antero – Polêmica Patos