Em Patos, excepcionais da APAE recebem aulas de informática por meio de projeto entre a UEPB e o IFPB

Em 2018, por meio de iniciativa dos professores Dra. Jannayna Domingues e Geam Filgueira, surge o projeto de extensão Brincar de Aprender. A parceria entre a Universidade Estadual da Paraíba, […]



Em 2018, por meio de iniciativa dos professores Dra. Jannayna Domingues e Geam Filgueira, surge o projeto de extensão Brincar de Aprender. A parceria entre a Universidade Estadual da Paraíba, Campus Patos (UEPB/Patos), e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Patos (IFPB/Patos), atende estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

O Brincar de Aprender oferece aulas de informática para estudantes com Síndrome de Down e outros. As atividades lúdicas e educativas nas disciplinas de portugues e matemática tem o objetivo de oferecer inclusão e acolhimento que estimulam a criatividade de forma didática, estimulando uma relação social, emocional, participativa e de interação entre estudantes especiais e a informática.

Uma das características distintivas do Brincar de Aprender é a criação de jogos educacionais personalizados, desenvolvidos pelos próprios monitores na plataforma Scratch, adaptados às necessidades individuais de cada aluno. O projeto também visa fortalecer as habilidades acadêmicas, fomentar a autonomia e a criatividade dos estudantes, preparando-os para enfrentar desafios futuros com confiança e independência. 

As aulas estão sendo ministradas nos laboratórios de Informática do IFPB/Patos e conta com os monitores extensionistas Hadassa Alves, Anna Beatriz e Jhulia Medeiros (IFPB/Patos) e Vinicius Rodrigues (UEPB/Patos). A professora Alanne Kalima da APAE também está inserida para contribuir na integração das instituições envolvidas. 

A parceria demonstra o compromisso das instituições públicas com a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade para todos. A cada aula, os estudantes vibram com o aprendizado e a forma encontrada para lidar com a tecnologia presente na informática.

O professor Geam disse que o projeto seria ministrado na própria APAE, porém, o sucateamento da sala de informática da associação dificultou. O professor lamentou que a APAE esteja enfrentando tantas dificuldades, inclusive de transporte para proporcionar mais estudantes participando. A parceria IFPB, UEPB e APAE mostraram a importância do projeto para cada estudante envolvido. 

OUÇA entrevista com os professores Jannayna e Geam:


Jozivan Antero – Polêmica Patos