Ministro confirma que Governo Lula estuda ‘privatização’ das BRs 101 e 230 na Paraíba e diz que pedágio será “barato”

Toda a extensão da BR-101 e o trecho da BR-230 entre João Pessoa e Patos, no Sertão paraibano, pode ser entregue à iniciativa privada em um processo de concessão dessas […]



Toda a extensão da BR-101 e o trecho da BR-230 entre João Pessoa e Patos, no Sertão paraibano, pode ser entregue à iniciativa privada em um processo de concessão dessas rodovias. A informação foi confirmada nesta terça-feira (5) pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, durante reunião com a bancada federal paraibana em Brasília.

O ministro considerou que o investimento das empresas que devem assumir a BR-101 no estado é considerado baixo e, com isso, o pedágio que deverá ser cobrado ficará em uma tarifa considerada por ele como “barata”.

Já no trecho entre João Pessoa e Patos, a possível tarifa de pedágio que deverá ser cobrada futuramente pode ser mais elevada por conta do maior investimento necessário na rodovia.

“O governo vem estudando a concessão da BR-101 em todo o Nordeste e na Paraíba seria a concessão de toda a extensão, da divisa com o Rio Grande do Norte até Pernambuco. A tarifa nesse trecho seria barata, já que será mais para manutenção. Já na BR-230 será um investimento considerável e será um pouco maior [futura tarifa de pedágio]”, afirmou o ministro.  

A concessão das rodovias federais que cortam a Paraíba vem sendo estudada pelo Governo Federal desde 2019. Na época, o site Click PB publicou que o então presidente Jair Bolsonaro determinou estudos para privatização das BRs 101 e 230.

Em agosto, durante o lançamento do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Governo Federal já havia sinalizado estudos para a concessão das rodovias. Além das BRs 101 e 230, também estão sendo estudados trechos das BRs 116 e 304, que cortam o estado.

“Estão em estudos preliminares dois lotes de rodovias federais que cortam a Paraíba. O primeiro é chamado de Nordeste 4, que inclui as BR-101/230/PE/PB e tem extensão de 406 quilômetros. O outro, Nordeste 5, possui 660 quilômetros de extensão cortando as BR-101/116/304/PB/RN/CE. Os estudos em andamento vão indicar se existe viabilidade ou não de concessão ou de parceria público-privada nestas rodovias”, informou o Ministério dos Transportes.

Click PB