1º Centro de Treinamento de resgate e socorro do sertão é inaugurado na cidade de Patos

Durante a sexta-feira e o sábado, dias 07 e 08 de julho, vários profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Patos e região receberam treinamento de forma […]



Durante a sexta-feira e o sábado, dias 07 e 08 de julho, vários profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Patos e região receberam treinamento de forma teórica e prática sobre o Atendimento Pré-Hospitalar (APH). Na sexta-feira, o curso se deu de forma teórica e no sábado os socorristas estiveram enfrentando simulações em campo aberto.

Os profissionais estiveram no auditório do SAMU, no Bairro São Sebastião, em Patos, onde aperfeiçoaram os conhecimentos por meio de palestras com o enfermeiro Antônio Lima, que instrutor especialista em urgência, emergência e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de instrutor realista com treinamento pelo Hospital Albert Einstein e Osvaldo Cruz.

O médico Dr. Bruno Morais falou sobre os casos de surtos psicóticos que exigem muita empatia, segurança e cuidados necessários nos momentos do atendimento. O Dr. Bruno relatou exemplos práticos do SAMU Patos e em outros locais pelo Brasil.     

A atividade também foi uma oportunidade para a inauguração do 1º Centro de APH Tático do sertão paraibano. O local funciona próximo ao Bairro Sete Casas, em Patos, e conta com a organização da empresa Ação Resgate, que ministra cursos em várias cidades pelo Nordeste.

O treinamento foi uma iniciativa do Núcleo de Educação Permanente (NEP), do SAMU/Patos. Danilo Nóbrega, coordenador do NEP, disse que o curso contribui na essência do serviço e melhora a capacitação dos profissionais, atendendo às recomendações do Ministério da Saúde.

João Albuquerque, diretor do SAMU/Patos, comentou que esse é o 3º curso deste ano de 2023 e vem para melhorar a teoria e a prática dos profissionais, ajudando aos emergencistas nos plantões cotidianos com seus desafios.

Jozivan Antero – Polêmica Patos


OUÇA entrevistas com Danilo Nóbrega e Antônio Lima: