“Do adoecimento civilizatório ao sofrimento mental” será tema de plenária aberta com o psicanalista doutor Francisco Almeida, em Patos

A necessidade de discutir com profundidade a questão da saúde mental fez surgir a ideia da plenária com o tema: “Do adoecimento civilizatório ao sofrimento mental”. A atividade terá como […]



A necessidade de discutir com profundidade a questão da saúde mental fez surgir a ideia da plenária com o tema: “Do adoecimento civilizatório ao sofrimento mental”. A atividade terá como expositor o psicanalista doutor Francisco Almeida e acontecerá na quarta-feira, dia 14 de junho, às 19h00, no auditório da Fundação Ernani Sátyro (FUNES), em Patos.

A plenária é uma iniciativa do Jornal A Verdade e conta com o apoio do Movimento de Mulheres Olga Benário e da Unidade Popular. A mediadora da plenária será a assistente social Fernanda Oliveira e todo o evento será aberto para pessoas que desejem entender e interagir sobre esse desafiador tema.

O Dr. Francisco de Lucena Almeida possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras, tem mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), doutorado em filosofia pelo PPGFIL Integrado da UFPB, UFPE e UFRN, além de ser professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Patos (IFPB/Patos) e coordenador do grupo de pesquisa Filosoficamente. 

Para Emanuel Escarião, presidente da UP, a plenária aberta com o tema vem em um momento extremamente relevante em decorrência da necessidade de uma melhor compreensão, tendo em vista o adoecimento mental agravado pela pandemia, questões da sociedade contemporânea e as próprias condições de vida impostos pelo sistema em que vivemos.


Jozivan Antero – Polêmica Patos