Revolta! Moradores ficam indignados com árvores arrancadas por máquinas para serviços de pavimentação, em Patos – Veja vídeo!

O Município de Patos é conhecido por  “Morada do Sol” diante das altas temperaturas em meses específicos. O calor elevado é causado pelo clima semiárido do nosso sertão, pela localização […]



O Município de Patos é conhecido por  “Morada do Sol” diante das altas temperaturas em meses específicos. O calor elevado é causado pelo clima semiárido do nosso sertão, pela localização geográfica da cidade e por ter cerca de 75% de sua área correndo risco de desertificação diante da devastação da caatinga. 

Para aliviar as altas temperaturas, especialistas recomendam o plantio de árvores, mas várias dessas árvores estão sendo arrancadas no centro da cidade, nos bairros e pontos que deveriam receber ainda mais atenção diante da ausência de plantas.

Neste sábado, dia 27 de maio, os moradores da Rua Maria do Socorro Sousa Lucena, localizada no Bairro São Sebastião, assistiram incrédulos as árvores sendo arrancadas por máquinas da empresa contratada pela Prefeitura Municipal de Patos para realizar serviços de pavimentação em paralelepípedos.

Em um vídeo enviado ao Polêmica, é registrado quando a máquina do tipo retroescavadeira arranca uma árvore que está na porta da residência de um dos moradores da rua. A árvore está muito próxima da calçada, mas a alegação é que ela pode atrapalhar os serviços de pavimentação. Se observa que a árvore está localizada antes da rampa de acesso da residência, porém, nem mesmo assim ela é poupada.

De acordo com informações, os trabalhadores não pediram autorização aos cidadãos para arrancar as árvores. Os moradores disseram que cuidam das árvores, regando e podando, pois estas proporcionam sombra e alívio da insolação na porta de casa. Ao serem arrancadas com a alegação de que atrapalham o calçamento, o argumento não convenceu ninguém da localidade.

“Temos um vice-prefeito doutor em engenharia florestal, professor da universidade federal e ver isso deixa a gente indignado. Patos precisa de mais e mais árvores e não de arrancar as que tem com a alegação de que estão atrapalhando. É revoltante demais”, desabafou um morador que pediu para não ser identificado.  

A reportagem levou o fato ao conhecimento de Manoella Rodrigues, que é secretária de Meio Ambiente do Município de Patos. Ele disse que irá apurar os fatos ocorridos.

Jozivan Antero – Polêmica Patos