Hospital Veterinário da UFCG/Patos comunica mudança na forma de atendimento aos animais e gera questionamentos

A direção do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos (UFCG/Patos), lançou uma nota comunicando a mudança na forma de atendimento para os animais em casos clínicos.  […]



A direção do Hospital Veterinário da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Patos (UFCG/Patos), lançou uma nota comunicando a mudança na forma de atendimento para os animais em casos clínicos. 

Em nota, o HV da UFCG relatou:

“O Hospital Veterinário Universitário Prof. Ivon Macêdo Tabosa, da Universidade Federal de Campina Grande, situado em Patos-PB, vem por meio deste comunicar aos tutores de animais e à sociedade em geral que, a partir do dia 03/04/23, o atendimento clínico será realizado exclusivamente mediante agendamento prévio, pelo telefone (83) 3511-3101. 

Tal medida destina-se a promover melhorias no sistema de atendimento ao público e aos animais. Assim, será possível reduzir o estresse dos animais, em função da diminuição do tempo de espera, bem como do número de animais que se encontrará na recepção aguardando atendimento. 

Outrossim, objetiva-se que esta medida venha a reduzir o tempo de espera, eliminando a necessidade de o tutor se deslocar para o Hospital Veterinário Universitário muito cedo, evitando-se aglomerações e reduzindo despesas adicionais como alimentação e transporte, haja vista que com o agendamento o tutor terá a certeza de ser atendido na hora estipulada. 

Importante ressaltar que essa medida também visa a diminuir a possibilidade de transmissão de doenças entre as pessoas, como ocorreu durante o período de pandemia, e entre os animais. 

Ressalta-se que situações de emergência, tais como atropelamentos, hemorragias, envenenamentos, problemas de parto, desidratação grave e outras, a serem definidas pelo Médico Veterinário plantonista, serão prontamente atendidas. 

A Direção do Hospital Veterinário Universitário agradece a compreensão e colaboração de todos com essa nova medida e espera dessa forma atender com mais excelência aos seus pacientes e respectivos tutores”.

Após a nota, os cuidadores de animais, a exemplo de Sarah Viana, mostraram preocupação. Para Sarah, a medida, se realizada de maneira organizada e transparente, ajudará bastante na praticidade do agendamento. Foi importante a observação sobre os atendimentos de emergência, onde animais atropelados, com hemorragias ou envenenados, por exemplo, serão atendidos após avaliação plantonista. Porém, é preciso levar em consideração que essa medida também tem seus pontos negativos. Como a fila de espera, por exemplo, devido a grande demanda de Patos ter que atender toda região. Seria preciso haver uma forma do público acompanhar essa fila.


Jozivan Antero – Polêmica Patos