Há quem diga que a quantidade de pombos vistos nas ruas de Patos são remanescentes da saudosa Praça dos Pombos, onde atualmente está localizada a escola profissionalizante do SENAC, próximo do prédio da antiga Estação Ferroviária, no centro da cidade. A Praça dos Pombos era ponto de encontro de várias famílias e as casinhas das aves de origem europeia dava nome ao local. A Praça dos Pombos foi construída em 1977 pelo prefeito Edmilson Mota (em memória).
Em meados do ano de 2010, a Praça dos Pombos foi demolida diante de uma permuta entre a Prefeitura Municipal de Patos e o SENAC. Após a demolição, os pombos ficaram nas imediações e depois se dispersaram por diversos locais no centro de Patos.
Na manhã deste sábado, dia 04 de março, um pequeno grupo de pombos se concentrou no canteiro central em frente ao Banco do Nordeste do Brasil e ao Banco Santander. Diariamente, por volta das 11h00, as aves pousam no local para comer.
Os pombos são alimentados pelo gesto solidário do senhor Francisco das Chagas Simões, de 56 anos, que é cuidador de veículos. Francisco recebe uma quentinha para se alimentar do projeto da Casa da Misericórdia e coloca uma parte para os pombos. Ele disse que um dos funcionários do Banco do Nordeste também faz o mesmo e as aves acabaram se acostumando.
Jozivan Antero – Polêmica Patos