Canal do Frango está completamente abandonado e causando transtornos em vários trechos da obra na cidade de Patos

O Canal do Frango, obra de macrodrenagem que está localizada entre os bairros Novo Horizonte, Belo Horizonte, além de atender parte do Jardim Europa e demais localidades, foi construído para […]



O Canal do Frango, obra de macrodrenagem que está localizada entre os bairros Novo Horizonte, Belo Horizonte, além de atender parte do Jardim Europa e demais localidades, foi construído para trazer mobilidade urbana e evitar inundações nos períodos chuvosos. A obra teve recursos do Governo Federal, na época do Governo do PT, e custou quase 30 milhões de reais.

A obra iniciou-se em 2011 e no ano 2013 teve sua primeira etapa concluída, sendo entregue à população pela prefeita Francisca Mota. Alguns anos depois, várias falhas foram apontadas e se sucederam transbordamentos e problemas com chuvas mais intensas. A Prefeitura Municipal de Patos, por meio da Secretaria de Infraestrutura, chegou a fazer reparos para evitar maiores problemas.

Atualmente, o Canal do Frango, em toda sua extensão, encontra-se abandonado e causando transtornos. Além dos buracos na pavimentação asfáltica que margeia o canal, o mato, interdição de vias, buracos e árvores sem cuidados tiram a mobilidade urbana.

Trechos também dentro do canal estão obstruídos pelo mato e acúmulo de terra que se formou pela ausência de manutenção e limpeza interna. Diante desses problemas, moradores reclamam da proliferação de insetos e da fedentina constante no canal que deveria apenas fluir água de chuvas, mas que tem vários esgotos correndo no leito.

A reportagem fez contato com Júnior Bonfim, que é o atual secretário de Infraestrutura do Município de Patos, para saber se há previsão de reestruturação do Canal do Frango. Júnior relatou que foi feito um levantamento e que será feita uma operação tapa-buracos nas vias.



Jozivan Antero – Polêmica Patos