Sem energia elétrica, moradores da zona rural estão desesperados na região de Patos

Sandra Almeida, que reside com sua família na comunidade rural Sítio Riacho da Catingueira, Município de Patos, relatou na manhã deste domingo, dia 20, que os cidadãos estão enfrentando uma […]



Sandra Almeida, que reside com sua família na comunidade rural Sítio Riacho da Catingueira, Município de Patos, relatou na manhã deste domingo, dia 20, que os cidadãos estão enfrentando uma situação difícil diante da constante falta de energia elétrica. A família é proprietária do Restaurante Nossa Senhora Aparecida, no Distrito de Santa Gertrudes, e vem contabilizando os prejuízos com a falta de energia elétrica.

“Toda semana falta energia duas, três vezes. Hoje (domingo) não tem energia para nada e a gente no sufoco. Perdemos nossas mercadorias, picolés, sorvetes, tudo e eles (Energisa) ficam dizendo que vem, que vem, que vem e nada de vir resolver isso. Não sabemos mais a quem recorrer. Pagamos caro e não temos um serviço que preste…”, desabafou Sandra.

A mesma situação está sendo vivida na comunidade rural Conceição de Baixo, região de Patos. Os moradores comentam que a Energisa não tem dado atenção aos apelos dos moradores. “Eles nem ligam! A gente não sabe mais o que fazer. Tudo depende deles e parece que estão fazendo um favor em vir resolver essa falta de energia. Pior que não tem outra empresa e tem que ser a Energisa mesmo”, comentou o morador.

Nos últimos meses, as denúncias de descaso com os moradores da zona rural, no que diz respeito a falta de energia elétrica, tem sido constante. Na comunidade rural Quixaba Velha, Município de Quixaba, região metropolitana de Patos, o cidadão Mateus Pereira disse que foram três dias consecutivos sem energia elétrica comentou: “É um descaso o que a Energisa vem fazendo com a gente. Fizemos várias ligações e eles dizem que vão resolver. Quando a gente não paga a conta eles vem e cortam. Então queremos que seja resolvido isso”.

Após três dias, os moradores do Sítio Quixaba Velha tiveram a energia restabelecida. Já os moradores do Sítio Riacho da Catingueira e Conceição de Baixo ainda estão com problemas no fornecimento.

Informações são de que a Energisa diminuiu as equipes que trabalham na manutenção e os que têm estão trabalhando no limite e sem dar conta da demanda. Nos últimos anos, os lucros das empresas de energia elétrica têm sido gigantescos, principalmente pela falta de concorrência no setor.


Jozivan Antero – Polêmica Patos