A senhora Letânia Alves de Farias, residente no Conjunto Novo, no Distrito de Santa Gertrudes, Município de Patos, vem reclamando da constante falta de água na localidade. O conjunto foi construído pela Prefeitura Municipal de Patos e não dispõe de reservatório próprio para armazenamento de água.
Em decorrência do Conjunto Novo estar localizado em um local elevado do Distrito de Santa Gertrudes, a pressão da água não é suficiente para atender os moradores que têm tido problemas quase diários no abastecimento na área.
A água é fornecida pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) e a moradora disse que existe um forte desperdício de água na parte baixa do distrito, pois a grande maioria das casas não tem hidrômetro. Esse fator pode acarretar o consumo irracional e prejudica diretamente os moradores do Conjunto Novo que não tem pressão suficiente para a chegada com normalidade do líquido precioso em suas residências.
Jonathan Raulino, diretor da CAGEPA/Regional das Espinharas, relatou que o Conjunto Novo foi construído sem a infraestrutura adequada e as casas estão localizadas acima do reservatório do Distrito de Santa Gertrudes. Jonathan relatou que a água até chega, mas apenas quando todas as demais casas são abastecidas. O diretor relatou que será instalada uma bomba para solucionar o problema momentaneamente e espera que isso seja feito ainda no início de 2022.
Em relação aos hidrômetros, o diretor disse que estes vêm sendo instalados gradativamente. Ele relatou que conhece a realidade do Conjunto Novo e que a casa de Letânia é ainda mais atingida, pois está na parte ainda mais alta da localidade.
Jozivan Antero – Polêmica Patos