Em Patos, cidadão com grave enfermidade se recusa a receber atendimento médico e o caso vai parar no poder judiciário

O senhor Francisco Félix Marinho Irmão, de 44 anos, residente na Rua Félix Araújo, no Bairro Vitória, em Patos, sofre com a doença de erisipela, que é um processo infeccioso […]



O senhor Francisco Félix Marinho Irmão, de 44 anos, residente na Rua Félix Araújo, no Bairro Vitória, em Patos, sofre com a doença de erisipela, que é um processo infeccioso da pele, que pode atingir a gordura do tecido celular e é causado por uma bactéria que se propaga pelos vasos linfáticos. 

A doença tem se agravado e a família tem sofrido com a situação do senhor Francisco Félix, porém, diante de transtornos mentais e que até causa ataques de epilepsia, o enfermo se recusa a receber os cuidados médicos necessários e a família decidiu levar o caso até o poder judiciário para que o cidadão seja forçado a receber os devidos cuidados da saúde.

Em um primeiro momento, Margarida Félix, irmã de Francisco, também reclamou do atendimento da Unidade Básica de Saúde, que tem o Programa de Saúde da Família, por não dar a devida atenção ao caso. Até uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) esteve na localidade, porém, o paciente é arredio e recusa os encaminhamentos necessários.

Diante da gravidade do caso, o senhor Francisco Félix deve ser internado para receber medicações para combater o avanço da doença, porém, ele se recusa a ir até o Hospital Regional de Patos ou outro local do serviço público. Em decorrência da situação, a família irá buscar uma decisão judicial que autorize o atendimento forçado ao cidadão que sofre, mas não tem discernimento ou mesmo autonomia para permitir que o serviço de saúde aja no caso.


Jozivan Antero – Polêmica Patos