Centenas de professores do Município de Patos estão cobrando uma posição da gestão em relação ao rateio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Até este dia 15 de dezembro de 2021, a Prefeitura Municipal de Patos não se posicionou sobre o desejo dos professores que é garantido por lei.
O vice-presidente do Sindicato dos Funcionários Públicos Municipais de Patos e Região (SINFEMP), José Gonçalves, que também é vereador, falou que a prefeitura foi acionada no Ministério Público Federal, pois os ofícios do sindicato não foram respondidos pela Secretaria de Educação do Município.
José Gonçalves relatou que o pedido de intervenção junto ao MPF é para reforçar a ação que será impetrada no Poder Judiciário. O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, a Prefeitura Municipal de Patos e a Secretaria de Educação do Município de Patos estão sendo denunciados na ação.
“…apenas no mês de novembro, a cidade de Patos recebeu quatro milhões e meio de reais do FUNDEB. Nossa luta é para que seja feito o rateio que aumentou de sessenta para setenta por cento que pode ser gasto com os profissionais, além disso as despesas reduziram. Até o momento só São Mamede e Vista Serrana enviaram para as Câmaras para fazer o rateio…”, relatou José Gonçalves.
A reportagem do Polêmica fez contato com Adriana Carneiro, que é secretária de Educação do Município de Patos. Sobre o rateio do FUNDEB, Adriana disse que: “Encaminhei de forma oficial a contabilidade informações sobre essas questões. Aguardando respostas”.
Jozivan Antero – Polêmica Patos