Castrações de animais de rua avançam, mas é preciso ampliar parcerias entre clínicas e a Prefeitura Municipal de Patos

O médico veterinário Dilermando Simões, que é profissional efetivo do Município de Patos, falou na manhã desta segunda-feira, dia 29, sobre os procedimentos que estão sendo realizados em relação a […]



O médico veterinário Dilermando Simões, que é profissional efetivo do Município de Patos, falou na manhã desta segunda-feira, dia 29, sobre os procedimentos que estão sendo realizados em relação a castração de animais de rua. A ação está acontecendo mediante parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Patos e a Universidade Federal de Campina Grande, Curso de Medicina Veterinária, Campus Patos (UFCG/Patos).

As castrações de animais de rua estão sendo realizadas uma vez por mês e com o acompanhamento de entidades filantrópicas de proteção aos animais. A meta é fazer castrações de cães e gatos para evitar a proliferação sem controle. O Hospital Veterinário da UFCG/Patos tem comunicado a disponibilidade de vagas e entra em ação o setor responsável da Prefeitura e as entidades para priorizar os animais.

Após o procedimento cirúrgico, os animais enfrentam o repouso necessário em locais do Canil Municipal, localizado no Bairro Alto da Tubiba. Neste sábado, dia 27, foram realizadas 15 castrações e no mês anterior mais 10. Muitos animais de rua estão sendo levados pelo “Pet Móvel” que foi adquirido pela prefeitura.

A Secretaria de Saúde do Município de Patos está construindo uma sala de procedimentos cirúrgicos no Canil Municipal. A Associação Patoense de Proteção aos Animais (APPA) havia construído uma sala, porém, diante do fim da parceria entre a Prefeitura Municipal de Patos e a entidade, a sala foi desativada.

Protetores de animais pedem que a Prefeitura Municipal de Patos possa ampliar a parceria para castrações e que, além do Hospital Veterinário da UFCG/Patos,a clínica da UNIFIP e também clínicas particulares possam ofertar castrações para acelerar o processo cirúrgico.


Jozivan Antero – Polêmica Patos