Fumaça na Serra do Cruzeiro preocupa cidadãos na região de Patos

Desde a noite desta quinta-feira, dia 14, que moradores da zona rural dos municípios de São José do Bonfim, Mãe D’água e Santa Teresinha, na região metropolitana de Patos, estão […]



Desde a noite desta quinta-feira, dia 14, que moradores da zona rural dos municípios de São José do Bonfim, Mãe D’água e Santa Teresinha, na região metropolitana de Patos, estão preocupados com a fumaça com provável incêndio que está sendo visualizado na Serra do Cruzeiro.

O fogo aumentou ao ponto da fumaça ser vista de diversas localidades na manhã desta sexta-feira, dia 15. Os agricultores relataram que no ano passado, o fogo consumiu grande parte da vegetação e trouxe enormes prejuízos ao meio ambiente que tem sofrido pela estiagem e as altas temperaturas deste período.

Em 2020, os bombeiros passaram mais de 15 dias para controlar o fogo que consumiu grande parte da vegetação, trouxe problemas para os animais e começou exatamente nesta localidade. 

Não está descartada a possibilidade de incêndio criminoso na serra. Alguns agricultores acabam ateando fogo em vegetação nas chamadas coivaras, mas a prática é proibida por lei e quase sempre causa problemas ainda maiores.

A reportagem fez contato com o 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4º BBM). A informação é de que houve contato na parte da manhã desta sexta-feira, porém, depois houve relatos que o fogo foi contido. Os soldados do fogo disseram que estão atentos e pedem o apoio de toda a sociedade para evitar incêndios.



Jozivan Antero – Polêmica Patos