Para o educador Paulo Freire, “a escola deve ser um lugar de trabalho, de ensino, de aprendizagem. Um lugar em que a convivência permita estar continuamente se superando, porque a escola é o espaço privilegiado para pensar”. Partindo dessa ideia e contribuindo de forma direta para a integração escola-comunidade, a Escola Municipal Monsenhor Manuel Vieira, em Salgadinho, região metropolitana de Patos, promoveu a Expoarte que teve como tema: Expoarte: produzindo conhecimento criativamente.
O evento aconteceu na tarde desta terça-feira, dia 22, na própria escola e promoveu a interdisciplinaridade, contando com Língua Portuguesa, da professora Arlene Lima; Geografia, do professor José Freitas; Matemática, com o professor Kleber Morais; Ciência, com o Albimah Medeiros, além da idealização do Exporte ser da professora de Arte, Girliane Oliveira, que avaliou de forma positiva todo o acontecimento que movimentou não só a escola, mas toda a sociedade de Salgadinho.
O Expoarte está na sua 4ª edição e foi interrompido por dois anos diante da pandemia do novo coronavírus, a COVID 19. A atividade tem como protagonista principal o estudante, que se dedicou, abraçou a Expoarte e fez uma transformação no ambiente escolar e também fora dele.
Com apresentações culturais, reflexões sobre a sociedade moderna e contando com muita criatividade, os estudantes e os professores se envolveram de forma harmônica no evento. A Expoarte contou com o apoio da Secretaria de Educação do Município de Salgadinho e também com parceiros da sociedade civil.
A expectativa é que a Expoarte continue nos demais anos seguintes e siga sendo um espaço de interação, criatividade, harmonia e integração escola-comunidade.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
veja vídeo e fotos: