O presidente Lula (PT), em companhia da primeira dama Janja, do Ministro das Minas e Energias Alexandre Silveira, além do Governador da Paraíba João Azevedo (PSB), bem como dezenas de políticos e representantes da empresa Neoenergia, que é uma multinacional espanhola, estiveram nesta quarta-feira, dia 22 de março, inaugurando o parque eólico na zona rural de Santa Luzia, região metropolitana de Patos.
O evento contou com um forte esquema de segurança e mobilizou dezenas de agentes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, além de equipes de segurança privada. A cerimônia foi extremamente restrita e acabou frustrando caravanas que se deslocaram de várias regiões para estar com o presidente Lula, pois não foi permitida entrada no local.
Por volta das 11h00, um helicóptero trouxe a comitiva de Lula e representantes da Neoenergia. O evento começou às 11h30 e fizeram uso da palavra Eduardo Capelastegui, CEO da Neoenergia, Alexandre Silveira, Ministro das Minas e Energias, Ignacio Sánchez Galán, presidente da Iberdrola, e por último o Governador João Azevedo. Lula não fez uso da palavra.
Ao final do discurso do Governador João Azevedo, a cerimonialista convidou a mesa do evento para o descerramento da placa de inauguração do parque eólico da Neoenergia.
Apenas o Ministro das Minas e Energia concedeu entrevista à imprensa. De acordo com informações, Lula decidiu sair sem conceder entrevista para se deslocar de imediato para o Estado de Pernambuco e causou frustração e revolta aos mais de 90 jornalistas e radialistas presentes.
Jozivan Antero – Polêmica Patos