Pela 1ª vez desde 2004, diesel fica mais caro que a gasolina, revolta caminhoneiros e dispara ainda mais a inflação

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou nesta sexta-feira, dia 24, que o preço do óleo diesel ultrapassou o valor da gasolina. O preço só havia […]



A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) divulgou nesta sexta-feira, dia 24, que o preço do óleo diesel ultrapassou o valor da gasolina. O preço só havia alcançado tais patamares em 2004, ou seja, há 18 anos. 

Em vários estados, o valor passa dos R$ 8,00 e está causando revolta entre caminhoneiros e na população em geral, pois, como o Brasil depende do transporte de mercadorias por vias rodoviárias, a alta do óleo diesel está fazendo a disparada nos preços de gêneros de primeira necessidade.

Desde o governo do presidente Michel Temer (MDB), o preço dos combustíveis está atrelado ao valor do dólar e aos custos de produção internacional. A política de Paridade de Preço Internacional (PPI), adotada pela Petrobras. A determinação está sendo seguida por Bolsonaro que, sem coragem para mudar, segue esbravejando e até dizendo que vai abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o porquê da estatal ter tantos lucros e subir constantemente o preço dos combustíveis.

A Petrobras está no 4º presidente indicado e nomeado por Bolsonaro.  Caio Mário Paes de Andrade é o novo presidente da estatal, mas não se falou nada de mudar a atual política de preços da Petrobras. Bolsonaro e seu Ministro Paulo Guedes seguem enfraquecendo a estatal, vendendo refinarias e dando declarações mentirosas diante dos lucros de mais de 150 Bilhões de Reais da Petrobras e alegrando os acionistas milionários.

Pelo Brasil, alguns caminhoneiros estão exibindo faixas em seus caminhões e carretas, mas, diferentemente das manifestações para enfraquecer Dilma Rousseff (PT), não existe greve, apesar da revolta.


Jozivan Antero – Polêmica Patos