São João de Patos chega ao fim com sucesso de público, mas sem apresentar os grandes nomes da cultura nordestina e do forró raiz

Foram cinco dias de muita festa no Terreiro do Forró. Após três anos sem acontecer, o São João 2022, denominado pela Prefeitura Municipal de Patos de São João da Gente, […]



Foram cinco dias de muita festa no Terreiro do Forró. Após três anos sem acontecer, o São João 2022, denominado pela Prefeitura Municipal de Patos de São João da Gente, foi, mais uma vez, considerado sucesso de público, provando que o maior evento da cidade está consolidado no calendário nordestino.

Na noite desta sexta-feira, dia 24, a atração principal do evento no seu encerramento foi a dupla Bruno e Marrone. A Prefeitura Municipal de Patos, que terceirizou o evento, apostou em nomes da música sertaneja para atrair o grande público. Além de Bruno e Marrone, a fórmula deu certo com Gusttavo Lima, Matheus e Kauan, dentre outros.

A cada ano, o São João nordestino, não só em Patos, busca grande público e não mais o resgate das tradições, em especial a valorização do forró. Nomes como Flávio José, Trio Nordestino, Santana, Elba Ramalho, Os Três do Nordeste, Assisão, Jorge de Altinho, dificilmente estão sendo anunciados como atração. 

Para se ter uma ideia da busca por público, o DJ Alok se apresentou em Caruaru e Campina Grande. Um estilo musical distante da cultura junina sendo referendada neste período dos festejos nordestinos.

Em busca de grandes públicos, com parcerias privadas que visam apenas o lucro, os festejos juninos se tornaram shows pirotécnicos, camarotes de luxo, áreas de separação em espaços que antes eram de todos, os chamados “espaços VIP’S”, e do capital privado determinando o que consumir. Assim é o São João nos principais locais de evento, ficando apenas palcos secundários para o forró pé-de-serra.

Dos encontros familiares, da comemoração da colheita no mês de junho, da tradição religiosa, da festa no terreiro, a tradição deu lugar aos mega eventos, com gastos milionários e os saudosistas da tradição nordestina e cultural, tendo de se adaptar por imposição.

Viva o São João! Viva São Pedro! Viva a cultura popular! Viva o Nordeste!


Jozivan Antero – Polêmica Patos


Veja desabafo do cantor e poeta Santana: