Na noite desta quarta-feira, dia 01, o pré-candidato a presidente do Brasil, Leonardo Péricles, da Unidade Popular (UP), concedeu entrevista ao programa Polêmica, levado ao ar pela Rádio Espinharas FM, em Patos. Leonardo falou por telefone diretamente de Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais.
Durante cerca de 20 minutos, o pré-candidato pela UP falou da grave situação de insegurança alimentar que está sendo enfrentada diariamente por mais de 100 milhões de brasileiros, dos mais de 14 milhões de desempregados e das alternativas apresentadas para fazer com que a riqueza do país seja para solucionar situações complexas e que necessitam de coragem para realizar mudanças profundas no Brasil.
Leonardo Péricles reafirmou que a Unidade Popular defende a união de todo o povo para combater o governo fascista de Bolsonaro. Perguntado sobre como Bolsonaro, que é inimigo do povo, da democracia, machista, preconceituoso e fascista, teria chegado ao poder, o pré-candidato disse que a eleição de Bolsonaro se deu mediante a um golpe financiado por grandes grupos econômicos no Brasil e no exterior. Leonardo disse que a meta é lutar para derrotar esse governo fascista de Bolsonaro e discutir caminhos para fazer o povo feliz, pois o Brasil é riquíssimo, mas impõe a miséria ao povo. O Brasil é o terceiro maior produtor de carne do mundo, produtor de frutas, mas o povo passa fome porque isso é usado para lucro de alguns e não para alimentar o povo, afirmou Leonardo.
O pré-candidato discutiu com firmeza assuntos pouco discutidos no dia a dia, tais como taxação das grandes fortunas, reforma agrária, organização do povo, programa mínimo para alimentar o povo e gerar emprego, partido de esquerda e vários outros temas relevantes. Leonardo falou sobre o sistema capitalista que provoca destruição do planeta e causa infelicidade ao povo.
Mas quem é Leonardo Péricles?
Leonardo Péricles tem 40 anos. É homem negro, morador de periferia, casado e pai de 2 filhos.
Iniciou sua militância em 2000, ainda no movimento estudantil secundarista, quando presidiu a Associação Metropolitana de Estudantes Secundaristas de BH (AMES-BH). Nesse mesmo período, compôs a diretoria da União Brasileira de Estudantes Secundarista (UBES).
No ano de 2009, já estudante da Universidade Federal de Minas Gerais, compôs a diretoria da União Nacional dos Estudantes (UNE). Neste período participou da conquista do meio-passe estudantil na cidade de Belo Horizonte.
Leonardo Péricles desde 2011 faz parte do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e participou ativamente da organização de dezenas de ocupações realizadas pelo movimento, a exemplo da ocupação Eliana Silva na periferia de Belo Horizonte onde ele mora com sua família até hoje.
É ativista social e atua nas pautas: raciais, de direitos humanos, direito à cidade e na defesa intransigente dos direitos trabalhistas, tendo atuado ao lado dos sindicatos combativos em defesa da previdência pública.
Foi também uma das principais lideranças das jornadas de junho de 2013 em Belo Horizonte e atualmente é o Presidente Nacional da Unidade Popular, partido político que obteve apoio de 1,2 milhão de pessoas que assinaram as fichas de apoio à sua criação e que teve seu registro conquistado em dezembro de 2019.
Nas eleições municipais de 2020, Leo Péricles foi candidato a vice-prefeito de Belo Horizonte, na chapa em coligação com PSOL e PCB que ficou em 4° lugar com 103.115 votos, sendo, segundo pesquisa do Datafolha, o candidato a vice-prefeito mais conhecido pelo eleitorado.
Jozivan Antero – Polêmica Patos