Após 5 anos cursando pedagogia pelo Centro Universitário UNIESP, que tem pólo na cidade de Patos, os concluintes esperavam receber seus diplomas assim que terminassem suas obrigações como universitários e cidadãos que pagaram todas as mensalidades na instituição de ensino superior privada, porém, não foi isso que aconteceu.
Maria do Socorro Abreu de Lucena, Rita de Kássia Nicassio, Maria da Conceição Araújo, Elisângela Lopes, Érika Lima, dentre vários outros concluintes, relataram que são 30 pessoas nesta mesma situação. “Nós estamos sendo enrolados há mais de um ano. A gente liga para os responsáveis em Patos, aí eles dão uma data para a entrega do diploma e não cumprem”, relatou Maria do Socorro.
Os universitários concluíram o curso de pedagogia pela UNIESP no dia 06 de março de 2021. A instituição se prontificou a entregar o diploma em até três meses após o fim das obrigações dos cidadãos com a faculdade. Em decorrência da falta do diploma, os concluintes estão perdendo propostas de trabalho, não estão se submetendo aos concursos públicos que surgem e relatam danos materiais e morais que vêm sendo acarretados pelo descaso.
“Entramos em contato com a central em João Pessoa e eles falaram que tivéssemos paciência. Eles dizem que realizaram uma reunião e se encaminhou a confecção do diploma, mas nunca acontece. Mandamos mensagens pelas redes sociais, eles lêem e não respondem. E isso tem nos deixado bastante preocupados! É um absurdo”, comentou Érika Lima.
Os concluintes estão tendo que pegar declarações no pólo da UNIESP em Patos para confirmar que terminaram o curso superior. O caso agora pode ir parar no Ministério Público Estadual (MPE), no Ministério Público Federal (MPF) e até mesmo com ação coletiva no poder judiciário para solucionar o problema.
A reportagem ligou para os números da UNIESP, porém, não obteve êxito nas ligações. (83) 2106 3832, em João Pessoa, consta como indisponível e o número de celular do pólo Patos não atende.
Jozivan Antero – Polêmica Patos