Patos: do primeiro caso de morte pela Covid 19 na Paraíba ao exemplo positivo de redução de óbitos pelo avanço na vacinação

No dia 31 de março de 2020, a Paraíba registrou a primeira morte em decorrência de agravamento causado pela Covid 19. Danilo Andrade, de 36 anos, mais conhecido por Danilo […]



No dia 31 de março de 2020, a Paraíba registrou a primeira morte em decorrência de agravamento causado pela Covid 19. Danilo Andrade, de 36 anos, mais conhecido por Danilo da Farmácia, parou a cidade com a notícia e chocou a região, pois ele era muito querido por todos e impactou a família que sempre foi muito unida.

Desde o fatídico dia, a cidade entrou em alerta máximo e decretos diante da pandemia foram emitidos pela Prefeitura Municipal de Patos e a rotina dos patoenses mudou por completo. Vários filhos ilustres e também anônimos perderam a vida para a doença. Foram 269 vítimas fatais.

Apesar dos desafios e de uma campanha de negação da ciência e da tentativa de descredibilizar as vacinas disponíveis contra a doença por parte do presidente Bolsonaro, o Brasil, atualmente, é exemplo para o mundo em termos de adesão da população que buscou se vacinar. São mais de 620.000 pessoas que perderam e continuam perdendo a vida, mas, graças à vacinação, o número de mortos vem diminuindo significativamente.

O secretário de Saúde do Município de Patos, Leônidas Dias, destacou que 97% das pessoas em idade vacinal tomaram a primeira dose de algum dos imunizantes disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A cidade de Patos é uma das que mais vacinaram contra a Covid 19 no Estado.

De acordo com Laerth Júnior, chefe do setor da Vigilância Sanitária do Município de Patos, que também é responsável pela vacinação, a população fez uma adesão muito positiva à campanha de imunização. Laerth disse esperar que as pessoas que faltam tomar a segunda dose busquem os locais e que a cidade avance cada vez mais no combate.

Patos se tornou referência no Estado da Paraíba por manter a vacinação em alta em relação ao número de pessoas imunizadas. Números internos da Secretaria de Saúde do Município são bem satisfatórios e continuam alimentando o sistema do SUS que tem recebido informações de todo o Brasil.



Jozivan Antero – Polêmica Patos