Aos 106 anos, idosa completa aniversário ao lado de familiares na cidade de Patos

No dia 17 de abril de 1917, nasceu Maria Carolina de Santana. Nesta segunda-feira, a idosa completou 106 anos de idade e os seus filhos, netos, bisnetos e tataranetos fizeram […]



No dia 17 de abril de 1917, nasceu Maria Carolina de Santana. Nesta segunda-feira, a idosa completou 106 anos de idade e os seus filhos, netos, bisnetos e tataranetos fizeram uma festa de aniversário para celebrar a vitalidade da agricultura que tem mais de um século de vida.

Dona Maria Carolina de Santana é natural do Sítio Lajes, Município de Jardim do Seridó, no Rio Grande do Norte. Ela reside há mais de 40 anos no Sítio Maria Paz, na zona rural de São José de Espinharas, região metropolitana de Patos. A anciã vem a Patos esporadicamente, mas nesta terça-feira veio na ocasião especial do aniversário de mais de um século.

Grande parte dos seus familiares residem em Patos. Dona Maria Carolina é agricultura desde muito jovem ao lado dos seus pais. Ela teve 6 filhos e dois já faleceram e já contabiliza 59 netos, 53 bisnetos e 15 tataranetos.

Apesar da idade por demais avançada, a anciã ainda reconhece, mesmo que parcialmente, às pessoas, faz contas com o dinheiro que recebe da aposentadoria e gosta de estar ao lado dos familiares. Dona Maria Carolina tem poucos problemas de saúde, mas fazem parte da própria idade.

Dona Maria Carolina é cadeirante em decorrência de uma escoliose acentuada. A audição está muito debilitada e ouve apenas quando se fala muito próximo ao seu ouvido, mas a idosa é extremamente atenta ao que se passa ao seu redor.

A anciã é avó de Nêgo Déda, como é conhecido, que foi funcionário da Prefeitura Municipal de Patos por vários anos. Ela agora mora com a filha Francisca Brito da Cunha, a Preta, de 76 anos, e uma neta. 

Perguntada como vive, ela respondeu sem demora: “da aposentadoria”.


Jozivan Antero – Polêmica Patos