Após verdadeira operação de resgate, cadela e seus filhotes estão no Canil Municipal de Patos

A situação de animais de rua em situação de abandono é algo que está ficando cada vez mais complexo na cidade de Patos. A gestão municipal e entidades não-governamentais estão […]


Por:

A situação de animais de rua em situação de abandono é algo que está ficando cada vez mais complexo na cidade de Patos. A gestão municipal e entidades não-governamentais estão se unindo para amenizar o problema da superpopulação de cães e vem promovendo mutirões de castração para diminuir a proliferação.

Na manhã deste sábado, dia 24, a diretora do Canil Municipal de Patos, Gabriele Mendes, conseguiu, juntamente com sua equipe, fazer o resgate de uma cadela que deu à luz a oito filhotes em um canteiro de plantas na entrada do Banco SICREDI, no centro de Patos.

Desde a sexta-feira, dia 23, os profissionais estavam tentando resgatar a cadela e seus filhotes, porém, diante da agressividade por proteção materna, a cadela estava arredia e até tentou morder os cuidadores. Guarnições do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4º BBM) também estiveram no local, no entanto, sem sucesso devido ao estresse do animal e às condições do ambiente.

Gabriele Mendes relatou que muitas pessoas não entendem a complexidade de ações como a realizada para resgatar a cadela. “Muita gente acha que é só chegar e pegar o animal, mas existe todo um cuidado com o próprio animal e as pessoas que estão tentando ajudar. Apenas neste sábado, após quase três dias, fizemos o resgate. O extinto materno é de proteção aos filhotes e temos que ganhar a confiança da mãe para poder fazer uma captura com o mínimo de trauma para o animal! Felizmente conseguimos”, destacou Gabriele.


Polêmica Patos