Em Patos, o único vereador da oposição pode perder o mandato devido à ação que apura fraude na cota de gênero do MDB

Candidatos a vereador pelo MDB nas eleições municipais de 2024 estão sendo intimados para apresentar a defesa na Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) que tramita em segredo de […]



Candidatos a vereador pelo MDB nas eleições municipais de 2024 estão sendo intimados para apresentar a defesa na Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (AIME) que tramita em segredo de justiça na 28ª zona eleitoral de Patos.

A AIME foi impetrada pelo Rede Sustentabilidade, que apresentou denúncias robustas sobre a fraude na cota de gênero pelo MDB, que elegeu apenas o vereador Josmá Oliveira. 

Um dos vereadores que compõs a chapa do MDB foi intimado para apresentar a sua defesa. Mesmo não tendo sido eleito, o candidato, que preferiu não se identificar, disse que não irá apresentar defesa, fato que pode complicar ainda mais a situação e levar a anulação dos votos do MDB por fraude de gênero.

O candidato acabou relatando que outros que concorreram não pretendem apresentar defesa diante da AIME. “Os votos serão anulados e haverá uma recontagem. Isso é quase certo acontecer”, relatou a fonte.

A chapa de vereadores do MDB apresentou vários problemas para se manter nas eleições de 2024. Entre as desistências estavam mulheres que acabaram desfalcando a chapa e, com isso, a cota de gênero.

O próprio vereador Josmá Oliveira chegou a denunciar a desistência das mulheres e acionar a justiça. 

Jozivan Antero – Polêmica Patos