‘Realizarei uma auditoria na prefeitura e não terá politicagem sebosa feita por vereadores na saúde na minha gestão’, diz Aline Leite

O Blog do Jordan Bezerra conclui, nesta semana, a série de entrevistas aos candidatos a prefeito da região do sertão paraibano. Finaliza com a participação dos candidatos a prefeito do […]



O Blog do Jordan Bezerra conclui, nesta semana, a série de entrevistas aos candidatos a prefeito da região do sertão paraibano. Finaliza com a participação dos candidatos a prefeito do município de Patos e, primeiro, por ordem de sorteio, a entrevistada da noite desta segunda-feira, dia 30 de setembro, foi a candidato Aline Leite (Unidade Popular). Inicialmente, ela falou de sua origem simples, natural da região sul de Patos, do Bairro Jatobá. Afirmou que vem lutando para conquistar espaço na política de Patos e também destacou que faz parte do grupo Olga Benário, trabalho representativo em defesa da mulher.

Questionada acerca do motivo o qual colocou seu nome na disputa, ela afirmou que foi uma escolha do partido e que é importante ter a representatividade da mulher na política. O primeiro tema abordado foi a agricultura, e a candidata afirmou que irá incentivar o homem do campo, para que a própria prefeitura possa comprar os alimentos para a merenda escolar. Também declarou que irá buscar aumento na perfuração de poços, aprimorar as técnicas de agricultura disponibilizadas para o agricultor.

Sobre a infraestrutura, ela destacou que pretende reformar o mercado público de Patos, para que a estrutura seja capaz de acomodar os camelôs, que estão em uma localização isolada. Declarou que tem o interesse de transformar o mercado público em um ponto de turismo em Patos. Alegou que há no município inúmeras obras que precisam ser impulsionadas.

Sobre a acessibilidade urbana, declarou que diversos pontos devem ser contemplados, em especial, a acessibilidade. Também irá buscar parcerias com empresas públicas de transporte urbano, que possa garantir o deslocamento gratuito para os estudantes e em um preço acessível para os demais, a fim de incentivar o transporte alternativo e também o trabalho de mototaxistas. 

Sobre a educação, afirmou que pretende ampliar as escolas e creches em tempo integral, para que a mulher possa trabalhar e deixar seu filho em um ambiente seguro. Alegou que pretende construir mais creches, executar mais concursos públicos para professores e valorizar os profissionais dessa área. Destacou o levantamento recente realizado pelo TCE que afirma o aumento de quase 30% no número de contratados a nível de Paraíba, e alegou que Patos cresceu bastante e segue essa característica, porém o município precisa valorizar a estabilidade financeira dos populares. Ela alegou que o Ministério Público, inclusive, já solicitou que a gestão realizasse concursos, porém, até o momento, nada foi feito.

Sobre a saúde, alegou que o SUS é muito importante, porém há a necessidade de melhorar a marcação de exames, consultas com especialidades médicas, e também acabar com a prática de politicagem, na qual vereadores podem remover pessoas das filas de espera para incluir indivíduos de seu interesse. Afirmou que isso é desumano e imoral. Ressaltou que pretende descentralizar a farmácia básica municipal, trazendo sedes para as unidades de saúde e facilitando a aquisição de medicamentos. Afirmou que irá pagar o Piso Salarial da enfermagem e também criar assembleias populares para ouvir a opinião pública durante sua gestão. 

Sobre a causa animal, afirmou que o município avançou pouco. Destacou o trabalho das ONGs, que têm feito um trabalho exemplar, porém o município não colabora, havendo inúmeros animais abandonados, sem cuidados. Afirmou que uma cidade de tamanho menor, como Caicó, no Rio Grande do Norte, possui Centro de Zoonose e Patos não possui. Afirmou que é uma das prioridades de sua gestão, além de parcerias com as universidades.

Aline fez uma crítica ao atual vice-prefeito com relação ao meio ambiente, visto que ele é formado na área, mas, segundo ela, praticamente nada foi feito. Destacou o abandono do leito do Rio Espinharas, poluído. Afirmou que irá cobrar da CAGEPA a realização de obras de saneamento básico na região, além de elaborar projetos de arborização. Afirmou que é importante que o município passe por essa revitalização, visto que muitas árvores são arrancadas e não são plantadas. Alegou que irá buscar remover as árvores do tipo ninho, que são prejudiciais em inúmeros parâmetros, por outras árvores. 

Sobre a cultura, esporte e lazer lembrou da obra do teatro que está abandonada. Afirmou que irá criar escolas de artes e incentivar a cultura junina, com quadrilhas. Afirmou que o São João de Patos não terá área vip, será um São João do povo, diferentemente do atual. Alegou que irá incentivar outras culturas locais, pois o município é um celeiro cultural. Destacou que irá incentivar o esporte em diversas modalidades, melhorando estruturas já disponíveis como a Vila Olímpica e o Poeirão, no Jatobá. Alegou que é inadmissível o número de obras inacabadas em Patos e que fará uma auditoria para saber o destino dos recursos.

Afirmou que irá selar parcerias com o Poder Público. Sobre as finanças, declarou que precisa haver um equilíbrio. Destacou que Patos precisa incentivar empresas locais, incentivando os empresários, fomentando a economia, pois o município é um polo calçadista. Declarou que é inadmissível que Patos tenha apenas 13% de saneamento básico. 

Finalizou agradecendo ao Blog do Jordan Bezerra pelo espaço. Pediu ao trabalhador, à mulher, ao homem do campo patoense, um voto de confiança para fazer um governo diferenciado.

Blog do Jordan