Reunidos na noite desta quarta-feira, dia 25, filiados, militantes e convidados da Unidade Popular (UP) definiram metas de organização para o ano de 2023, visando mobilizar, despertar e criar núcleos de estudos e ação na cidade de Patos.
Em pauta, a reunião teve início com uma análise da conjuntura nacional a partir da leitura de artigo do jornal A Verdade sobre os atos antidemocráticos ocorridos no dia 8 de janeiro de 2023, em Brasília. A ação de seguidores fanáticos de Bolsonaro promoveu destruição, agressões e vandalismo no Congresso Nacional, Palácio do Planalto e no Supremo Tribunal Federal (STF). Os presentes na reunião da UP opinaram e puderam aprofundar as consequências além do ato.
No ponto de organização, o presidente da UP/Patos, Emanuel Escarião, expôs a necessidade de ampliar o número de filiados da Unidade Popular a partir de critérios já definidos no estatuto. Para Emanuel, a UP representa setores da classe trabalhadora que ainda não conhecem a organização que foi criada a partir da necessidade de organizar o povo brasileiro.
O encontro ainda se debruçou sobre as finanças da organização política e debateu o fortalecimento da imprensa popular, que tem o jornal A Verdade como pilar da linha de pensamento de esquerda e vem, quinzenalmente, trazendo temas relevantes e que contribuem com a informação e formação popular de linha socialista.
Ao final da reunião, os presentes definiram ações práticas e a data para o novo encontro que ocorrerá no mês de fevereiro. No sábado, dia 28 de janeiro, a partir das 08h00, os lutadores sociais estarão nas imediações do Mercado Público para realização de brigada popular do jornal A Verdade, no intuito de oferecer a sociedade a oportunidade de conhecer o veículo de comunicação popular de esquerda.
Jozivan Antero – Polêmica Patos