A Câmara Municipal de Patos, por meio da maioria dos vereadores, aprovou uma advertência verbal contra o vereador Josmá Oliveira (PL). O processo foi aberto na comissão de ética da Casa Juvenal Lúcio de Sousa após professores se sentirem ofendidos pelo parlamentar mirim, que usou suas redes sociais para postagem em desfavor da categoria.
A comissão de ética está sendo presidida pelo vereador Davi Maia e deve encaminhar para que seja lida a advertência a Josmá Oliveira. Em votação, a maioria dos pares entenderam, após relatório da comissão, que o vereador ofendeu os professores.
A postagem ocorreu no dia 5 de julho de 2022, quando o card com imagem e a seguinte frase foi publicada: “Ensine seus meninos a serem homens antes que seus professores os ensinem a ser mulheres”. A postagem considerada machista, misógina e preconceituosa gerou revolta aos professores e alguns entraram com ações para impedir que os ataques continuassem.
Professores também realizaram queixa na Delegacia de Polícia Civil por crime de homofobia. O Ministério Público Estadual (MPE) está acompanhando e os professores relataram que vão mover ação judicial contra o vereador.
Josmá Oliveira tem outro processo seguindo na comissão de ética por tentativa de agressão ao vereador Sales Júnior. O fato veio à tona em vídeo flagrado pelo jornalista Mário Frade e ocorreu no final de uma sessão ordinária da câmara. Josmá foi segurado pelo vereador Ramon Pantera após o ataque de fúria e que pode ser caracterizado por quebra de decoro, quando o parlamentar sai da postura esperada por representantes eleitos pelo povo.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
Tags: #advertenciaverbal • #camaramunicpaldepatos • #comissaodeetica • #josmaoliveira • #vereador