De tempos em tempos, a promessa politiqueira de duplicação da BR 230, ligando Campina Grande ao alto sertão paraibano, é renovada. As histórias vem sempre antecedendo eleições para criar um clima de “agora vai”. Desta vez, o Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas estufou o peito para dar a “boa-nova” ao povo da Paraíba e animar os políticos de plantão que usam o embalo para tentar enganar o povo.
O Ministro disse que os recursos são na ordem de mais de 40 milhões de reais, sendo 8 milhões de reais da bancada federal da Paraíba. Estranhamente, mais uma vez, não se apresenta concretude de encaminhamento, data de início ou mesmo viabilidade para tal desejo, mas se faz de forma convicta e como se fosse, de fato, se realizar.
Durante vários meses, o trecho da BR 230, entre Campina Grande e João Pessoa ficou completamente abandonado. Buracos, matagal, deterioração de estacionamento, falta de manutenção e ondulações que trazem perigo no trajeto que sempre foi muito bem cuidado. A ideia é trazer a velha e manjada discussão de que “privatizar é melhor, pois o poder público não cuida e a gente sofre”. Nesta lógica, se busca a opinião pública para a visão privatista e a criação de pedágios que tiram o direito de ir e vir, claro, pagando pode passar e seguir viagem.
No Diário Oficial da União, datado de 15 de agosto de 2019, o Governo Federal é claro ao determinar a avaliação do trecho entre Campina Grande e João Pessoa para a venda ao capital privado.
O Jornal da Paraíba destacou: O Governo Federal incluiu dois trechos de BRs que cortam a Paraíba que podem integrar o Programa de Parceria de Investimentos (PPI) da Presidência da República. Caso aprovado, a rodovia poderá ser concedida à iniciativa privada. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (15). Um dos trechos fica na BR-230 entre João Pessoa e o entroncamento com a BR-104, em Campina Grande. O segundo trecho relacionado fica na BR-101 desde a Bahia até o Rio Grande do Norte, passando por João Pessoa e Recife”.
Desde a sua eleição, Bolsonaro tem deixado claro o seu desejo de entregar estatais ao capital privado. A lógica do entreguismo chegou a ser dita aos líderes mundiais, quando o presidente do Brasil disse que uma das empresas estatais mais lucrativas da América era “um problema”, se referindo a Petrobras que dá lucros e lucros bilionários e hoje está a serviço de grandes acionistas que ganham sem muitos esforços.
Dessa forma, o Governo Federal e seus ministros criam uma confusão na cabeça do povo, pois ao mesmo tempo que tem abandonado a educação, ciência, tecnologia, infraestrutura e entregue o país ao abismo da destruição da natureza e abre o Brasil para o mercado nacional e internacional, ao ponto de dolarizar a economia e trazer de volta o flagelo da inflação, o governo segue, estrategicamente, iludindo a nação, mais ainda os sertanejos com essa história de duplicação da BR 230.
Outra coisa que não tem ficado clara é se caso o trecho que possivelmente irá ser duplicado da BR 230 pertencerá ao povo ou será entregue ao mega capital privado para lucrar com seus pedágios absurdos.
Enfim, muitas coisas estão omissas na fala do Ministro de Bolsonaro, mas a prática do Governo está sempre muito clara para quem acompanha os acontecimentos no Brasil.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
Tags: #BR230 • #campinaacajazeiras • #duplicacaodabr230 • #ministrodainfraestrutura