
Faleceu na madrugada desta sexta-feira, dia 09 de maio, no Hospital Infantil Noaldo Leite, em Patos, o pequeno José Miguel Mota Gomes, de 7 anos, residente no Sítio Mocambo de Baixo, zona rural de Patos.
De acordo com informações, Miguel estava internado diante de uma forte gripe que agravou a crise respiratória e rapidamente evoluiu para pneumonia. A principal suspeita é de que a criança tenha contraído o vírus influenza H1N1.
A morte da criança causou comoção nas comunidades rurais do Mocambo, Sítio Trincheiras e outras. José Miguel era filho do casal José Gomes, conhecido por Galeguinho Mototáxi, e da senhora Rosângela Mota. Filho único do casal.
Amigos relataram que na terça-feira, dia 06 de maio, a criança fez as atividades normais e chegou a ir para a escola pela manhã, mas no final da tarde apresentou tosse. A família ainda levou para uma médica especialista no dia seguinte. A médica pediu para encaminhar a criança para o hospital infantil.
A evolução para síndrome respiratória grave foi rápida. O pequeno Miguel chegou a ser intubado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), mas foi a óbito.
A diretora do Hospital Infantil Noaldo Leite, Isabella Cristina, disse que o número de crianças dando entrada na urgência por sintomas gripais tem aumentado. A diretora está preocupada com a atenção primária e pede que as famílias redobrem a atenção com as vacinas das crianças, pois muitas estão chegando no hospital com lacunas no cartão de vacinação.
Exames de sangue encaminhados ao Laboratório Central da Paraíba (LACEN) devem dar a confirmação do caso do pequeno José Miguel. O LACEN tem até sete dias para entregar o resultado.
O velório está acontecendo na Central de Velórios PAF Master, na Rua Horácio Nóbrega, no Belo Horizonte, em Patos. O sepultamento será às 17h desta sexta no Cemitério São Miguel, também no Bairro Belo Horizonte.
Jozivan Antero – Polêmica Patos