
No último sábado, dia 22 de março, foi realizado mais um procedimento importante na hemodinâmica do hospital regional de Patos. O procedimento é chamado Trombectomia Mecânica Pulmonar, que consiste na retirada mecânica de grande trombo sanguíneo (coágulo) de dentro na artéria pulmonar (vaso que leva sangue para o pulmão.
O procedimento foi realizado em uma paciente de 50 anos, procedente de Patos PB, que tinha sido recentemente submetida a uma cirurgia ginecológica. Tendo evoluído com quadro de trombose pulmonar.
O procedimento foi realizado com sucesso com a retirada pela hemodinâmica de grande quantidade da carga trombótica através da aspiração local do coágulo. Assim melhorando o quadro clínico da paciente e diminuindo pressões no leito pulmonar.
A paciente recebeu alta hospitalar no dia 25 de março sem nenhuma alteração, seguindo para acompanhamento ambulatorial.
Em casos onde não é tratado essa patologia, o paciente pode evoluir com uma doença grave chamada hipertensão pulmonar e em muitos casos até evoluir com o óbito, o que mostra a grande importância desse procedimento no sertão paraibano.
O procedimento foi realizado pelo médico cardiologista e hemodinamicista Dr.Jeann Santiago, que frisou a grande importância do tratamento: “Com esse tratamento disponível para a população sertaneja através da hemodinâmica podemos ajudar pessoas que iriam ter um desfecho muito desfavorável, e assim poder contribuir com sua qualidade de vida e prevenir até mesmo o óbito. Com certeza salvamos mais uma vida com a Trombectomia Mecânica. Me sinto muito feliz com isso”, disse.
A hemodinâmica do hospital regional já tratou 12 pacientes com essa mesma doença, com todos evoluindo para um bom desfecho e saindo curados do seu problema.
Mostrando o avanço da saúde pública do nosso Estado através de investimentos do Governo do Estado pela Secretaria de Saúde e a Fundação Paraibana de Saúde (PB Saúde).
ASCOM
Tags: #hemodinamica • #hospitalregionaldepatos • #pulmao • #trombopulmonar