Na tarde deste sábado, dia 24 de agosto, no auditório da Universidade Estadual da Paraíba, Campus Patos (UEPB/Patos), no Bairro Salgadinho, centenas de pais e responsáveis por estudantes participaram de um evento denominado “FEITEC PRO”, que oferece cursos e bolsas de estudos.
Durante a semana, um homem foi até as escolas da rede privada de educação e fez a propaganda e entregou o convite impresso do negócio atrativo, porém, ao participarem da apresentação na tarde do sábado, algumas pessoas começaram a suspeitar que, na verdade, o negócio se tratava de provável golpe.
Após uma pesquisa pela internet, os pais e responsáveis encontraram ações semelhantes com o mesmo formato, usando cores e padrões do PRONATEC, Governo Federal, no entanto, se verificou que o site da empresa suspeita foi criado há pouco mais de três meses, não se tem nenhuma rede social e o telefone deixado não responde questionamentos básicos.
Outro fator que chamou a atenção foi que a tal empresa “PROBRAETEC”, que significa Programa Brasileiro de Acesso à Educação Tecnológica e de Capacitação Profissional, tem sua rede social criada quase no mesmo período do site e com publicações sem respaldo.
Mesmo o responsável pela empresa relatar não ter nenhum custo de adesão para os responsáveis, no dia da apresentação na UEPB, o homem fez uma explicação espalhafatosa, com muitas promessas, vantagens para a adesão e cobrou o valor de R$ 120,00 por mês nos cartões de crédito durante um ano, sendo que depois haveria gratuidade no ano seguinte.
Algumas pessoas desconfiaram do programa e não passaram seus cartões, porém, dezenas de outras acabaram aderindo. “Foi uma coisa descarada! Eu já desconfiei no primeiro momento diante da desorganização e o responsável com jeito de ‘coach’ de conversa enganadora…eu não aderi, mas vi muitos passando o cartão”, disse uma mãe de estudante.
Na manhã deste domingo, dia 25 de agosto, outros pais fizeram outras pesquisas e perceberam ser golpe. “Infelizmente, os responsáveis por escolas da rede privada permitem que esses picaretas adentrem nas escolas, entreguem convites para as crianças e estas cheguem em casa falando alegremente com a gente. A UEPB e as direções escolares deveriam fazer um apanhado para não deixar esses picaretas entrarem nas escolas”, confessou outra pessoa.
Pelo site www.probraetec.com.br os interresados podem ver algumas fotos dos locais onde se realizam as reuniões e sempre com bom público.
Polêmica Patos