A Morada do Sol fará jus ao seu nome a partir do mês de agosto, quando a temperatura começa a se elevar na região, principalmente na própria cidade de Patos.
Com o aumento da temperatura no semiárido vem também o aumento do consumo de água e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba, Regional das Espinharas (CAGEPA/Espinharas), está se preparando para evitar colapso no abastecimento e pede uso racional do líquido mais precioso do mundo para a vida humana.
Neste mês de agosto, em decorrência de estouramento nos canos da Adutora Coremas-Sabugi, alguns bairros da cidade de Patos já foram atingidos após a interrupção do sistema para manutenção.
Para Jonathas Raulino, diretor da CAGEPA/Espinharas, os reparos foram concluídos e se espera a normalização do abastecimento de forma gradativa. Ele ainda comentou que começa a se perceber um aumento do consumo em meio a elevação da temperatura na região.
Jonathas também lembrou que, devido aos reparos, em algumas localidades, a água pode chegar com cor modificada, mas em pouco tempo se normaliza.
Os principais mananciais de abastecimento da região de Patos se encontram com as seguintes porcentagens de água, conforme a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba – AESA
Capoeira com 24%
Barragem da Farinha 40%
Açude do Jatobá 48%
Coremas 56%
Polêmica Patos