Em Patos, vereador bolsonarista causa revolta ao pedir fim do Programa de Atenção à Primeira Infância e de distribuição de óculos para estudantes carentes

O vereador bolsonarista Josmá Oliveira (MDB) ganhou atenção em nível estadual após mover uma ação no Ministério Público Eleitoral (MPE) para acabar com dois programas criados pela Prefeitura Municipal de […]



O vereador bolsonarista Josmá Oliveira (MDB) ganhou atenção em nível estadual após mover uma ação no Ministério Público Eleitoral (MPE) para acabar com dois programas criados pela Prefeitura Municipal de Patos que beneficiam famílias e crianças carentes no município.

A Notícia Fato, de número 001.2024.046653, apresentada pelo parlamentar mirim, pede ao MPE que a Prefeitura Municipal de Patos seja impedida de dar prosseguimento ao Programa de Atenção à Primeira Infância (PAI) e o Programa Novos Olhares, que disponibiliza óculos para estudantes carentes do Município.

Assim que o caso foi exposto pela mídia local e estadual, o vereador começou a tentar descredibilizar a imprensa e até ameaçar jornalistas. Josmá também usou a sua assessoria de comunicação e os meios de comunicação pagos por ele para buscar reverter a imagem negativa diante da ação que pode prejudicar centenas de famílias e crianças carentes.

Mesmo os programas estando amparados em leis aprovadas pela Câmara Municipal de Patos, Josmá alega que o prefeito Nabor Wanderley (Republicanos) estaria tirando proveito e projetaria sua imagem de pré-candidato à reeleição. “Caso o prefeito seja pré-candidato, isso causa confusão na cabeça do eleitorado e, com isso, lhe dando grande vantagem diante dos pretensos candidatos opositores.”, destaca Josmá.

O promotor Dr. Diogo D’Arrolla Pedrosa Galvão, do MPE, estipulou prazo de 10 dias para que a gestão apresente defesa para a realização dos programas PAI e Novos Olhares.

De forma direta, caso o MPE impeça a continuidade dos programas, centenas de famílias ficariam sem os recursos financeiros e sem a assistência social garantida pelas leis 3.164/2001 e pela lei 5.542/2021. 

O jornalista Gutemberg Cardoso, que tem uma coluna diária na imprensa e atua na capital paraibana, assim que soube da ação do vereador, gravou um vídeo e disse: “Alguns vereadores querem acabar programas importantes para sua comunidade porque é época de eleição! Olha o caso de Patos! O vereador Josmá Oliveira quer que a prefeitura acabe com o programa Primeiro Olhar, que doa óculos a pessoas carentes, e o outro programa chamado Cartão Pai, que é para a primeira infância receber benefícios. O Josmá era do PL, tá no MDB e apoia Priscila! Assim, ele nem ajuda os pobres, nem a sua candidata…”.


Jozivan Antero – Polêmica Patos