O portal Correio divulgou neste domingo, dia 26 de maio, a lista de mais 140 cidades autorizadas a iniciar o processo de implantação das antenas com tecnologia do sinal 5G. Desde fevereiro de 2024, a cidade de Patos consta para receber o sinal.
Ocorre que até agora, as operadoras de telefonia não especificaram data para implantar o serviço e a instalação depende de cada uma delas. Patos dispões das operadoras TIM, Vivo e Claro, porém, sem nenhum comunicado destas até a presente data.
Desde os governos de Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso, as operadoras começaram a ser entregues ao capital privado.
No dia 6 de junho, o sistema 5G completa dois anos de funcionamento no Brasil, mas é uma realidade apenas nas capitais e a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) acredita que até 2028 a tecnologia esteja instalada em 50% dos municípios com população igual ou superior a 30 mil habitantes.
A divulgação das 140 cidades autorizadas pela ANATEL acabou gerando discussão em torno da ausência de Patos na lista, no entanto, a autorização já havia sido feita anteriormente.
O site InvestNews consta: “Um quarto de milisegundo. Esse é o tempo que os sinais 5G mais tecnológicos levam para sair do celular e chegar à antena de transmissão. Em outras palavras, significa a possibilidade de baixar no seu celular um filme de alta resolução em menos de um segundo. O 5G também significa mais aparelhos conectados, mais dados produzidos e gerenciados, assim como um novo capítulo nas disputas geopolíticas da atualidade”.
Jozivan Antero – Polêmica Patos