Em Patos, engenheiro agrônomo desenvolve projeto revolucionário e gera energia elétrica a partir do solo

A partir de estudos e desenvolvimento de projetos práticos, o engenheiro-agrônomo e pesquisador Chico Velho, bastante conhecido na região de Patos, criou uma mini usina para geração de energia elétrica […]



A partir de estudos e desenvolvimento de projetos práticos, o engenheiro-agrônomo e pesquisador Chico Velho, bastante conhecido na região de Patos, criou uma mini usina para geração de energia elétrica tendo como base o solo.

Chico Velho mostrou que, por meio do processo eletroquímico com a fotossíntese do solo úmido, usando objetos para captar a energia gerada, é possível ter energia elétrica. 

Chico Velho desenvolveu uma mini usina na residência do jovem Eduardo da Costa Escarião, de 15 anos, que estuda o curso integrado de eletrotécnica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Patos (IFPB/Patos). A usina gera em média 15 watts e acende mais de 45 lâmpadas LED.

O processo de captação de energia do solo é algo revolucionário e Chico Velho provou sua eficácia, na prática, usando objetos simples, tais como pote plástico, areia úmida, carvão, pedaços de zinco, friso de cabelo e fios de cobre.

A geração de energia elétrica a partir da pequena usina foi demonstrada em uma feira de ciências no IFPB/Campus Patos e desde então tem despertado para projetos mais audaciosos. Chico Velho pretende levar a ideia para desenvolver em escala maior no Município de Condado, na região metropolitana de Patos.

Chico Velho também já conseguiu gerar energia elétrica a partir das plantas. O pesquisador poeta espera ter apoio de empresas que queiram desenvolver as suas ideias em escala comercial.  

A reportagem entrevistou Chico Velho e o jovem Eduardo Costa:

Jozivan Antero – Polêmica Patos