Em Patos, vizinhos pedem ajuda, bombeiros arrombaram a porta e o SAMU faz socorro de idoso

O caso de idosos em situação de vulnerabilidade social em decorrência de problemas de diversos aspectos continuam causando tristeza e surpresas lamentáveis. Na manhã deste sábado, dia 11 de maio, […]



O caso de idosos em situação de vulnerabilidade social em decorrência de problemas de diversos aspectos continuam causando tristeza e surpresas lamentáveis.

Na manhã deste sábado, dia 11 de maio, por volta das 11h00, os vizinhos do senhor João Mamede da Silva, de 67 anos, que reside na Rua Maria do Socorro Sousa de Lucena, Jardim Brasil, no Bairro São Sebastião, em Patos, decidiram acionar os bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para socorrer o idoso que estava trancado dentro do casebre em que mora.

Os bombeiros tiveram que arrombar a porta do casebre e encontraram o idoso caído ao chão sem condições de se levantar sozinho. A equipe do SAMU fez o procedimento de remoção, verificação dos sinais vitais, medicação e depois levou o senhor João Mamede à Unidade de Pronto Atendimento Dr. Otávio Pires de Lacerda (UPA), no Bairro Liberdade.

A equipe do SAMU ainda teve que vestir o idoso que estava despido e bastante sujo. O casebre insalubre está localizado nos fundos de outras residências e os vizinhos relataram que o idoso estava naquela situação há vários dias, mas apenas hoje deram conta da ausência dele.

Na ambulância, João Mamede relatou que mora sozinho e que não tem familiares em Patos. De forma confusa, o idoso comentou que tem dois irmãos em Itaporanga, sertão paraibano. Ele perdeu o contato de todos os familiares, é aposentado, mas não tem sabido administrar o salário e ainda consome bebidas alcoólicas. Os documentos dele estão com origem em Santa Teresinha, na região metropolitana de Patos.

O caso foi levado ao conhecimento do Conselho da Pessoa Idosa do Município de Patos.


Jozivan Antero – Polêmica Patos