Em Patos, área onde funcionava o “lixão” está em total recuperação e vegetação começa a se estabelecer

Desde que o lixão foi desativado oficialmente pela Prefeitura de Patos, que a área passa por recuperação ambiental e após oito meses já é possível ver o estabelecimento de algumas […]



Desde que o lixão foi desativado oficialmente pela Prefeitura de Patos, que a área passa por recuperação ambiental e após oito meses já é possível ver o estabelecimento de algumas vegetações no local.

O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, esteve na área e constatou que o trabalho de recuperação realizado já começa a dar sinais. “Nós estamos onde já funcionou o antigo lixão de Patos. Há oito meses que nós encerramos esse lixão e agora estamos vendo que, com o trabalho de recuperação que estamos fazendo, a natureza está voltando, está brotando e vencendo essa luta de preservação do meio ambiente”, comemorou Nabor.

Conforme explicou a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMADS), Manoella Rodrigues, após a desativação do lixão já foram colocadas várias camadas de areia, massame, matéria orgânica, que serve de nutrientes para novas espécies vegetais possam colonizar a área.

Manoella disse ainda que é possível observar as primeiras espécies e que a secretaria vai plantar também mudas de árvores. “A gente observa que as primeiras espécies a entrar numa área de recuperação são espécies herbáceas. Então, estamos tendo esse processo de recuperação. Nós iremos plantar mudas de árvores para que elas se estabeleçam e será um novo ambiente. Quem for lá já pode observar e ver que aquele antigo lixão já não existe mais. Hoje nós temos uma área que está em total recuperação”,informou Manoella .

ASCOM