No final da tarde deste domingo, dia 17 de março, a Unidade Popular (UP) realizou uma tribuna na principal rua de acesso ao Conjunto Residencial Itatiunga, às margens da BR 361, em Patos. A UP e seus militantes ouviram os moradores sobre as principais reivindicações da comunidade.
Foi montada uma tenda e teve início o diálogo com os cidadãos que cobram melhoria na infraestrutura, principalmente no que diz respeito a acessibilidade e iluminação pública. A principal rua de acesso está intransitável diante de vários buracos e do acúmulo de água que dificulta a passagem.
O senhor Dalberto Guedes fez questão de ir com sua esposa até a tribuna. Ele levou documentos pagos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e as taxas que paga de iluminação pública. Dalberto reside no Loteamento Itatiunga e disse que não consegue mais transitar de carro devido os buracos por toda parte nas vias. Ele comentou que está tendo muita dificuldade para chegar em casa e vem fazendo itinerários mais distantes para evitar locais com buracos maiores.
Ana Lúcia de Sousa se queixou da escuridão no trecho da BR 361, que liga o Conjunto Bivar ao Conjunto Residencial Itatiunga. A dona de casa destacou que já presenciou acidentes no trecho e que quando vem do trabalho para casa é com bastante preocupação. O cunhado dela sofreu acidente ao cair em um dos buracos na via de acesso.
Outros moradores, a exemplo de Arlânio Roberto, Francineide Augusto e Josefa Barbosa, elegeram a buraqueira e falta de iluminação como sendo prioridades para solução por parte da gestão municipal. Todos os depoimentos mostram a indignação dos cidadãos com o descaso por parte das autoridades da Prefeitura Municipal de Patos.
Emanuel Escarião, presidente da Unidade Popular de Patos (UP/Patos), disse que a tribuna será levada como Notícia de Fato ao Ministério Público Estadual (MPE).
Ouça depoimentos dos moradores:
Vídeo da Tribuna da UP!
Jozivan Antero – Polêmica Patos
Tags: #Buracos • #cidadania • #escuridao • #loteamentoitatiunga • #residencialitatiunga • #tribunadaup