O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), criado pelo decreto número 5.055, de 27 de abril de 2004, pelo presidente Lula, se tornou um dos serviços mais consolidados do Sistema Único de Saúde (SUS). O SAMU 192 está presente em 3.837 municípios brasileiros e cobre 178,8 milhões de pessoas ou 85,78% da população.
Na manhã desta quarta-feira, dia 06 de março, o prefeito Nabor Wanderley, o secretário de Saúde Leônidas Dias, o coordenador do SAMU/Patos, João Albuquerque, bem como secretários, vereadores, assessores e servidores do próprio SAMU, se fizeram presentes para entregar duas novas ambulâncias ao serviço. A solenidade marcou a entrega de macacões e camisas no padrão nacional do SAMU.
As duas ambulâncias foram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde e haviam sido solicitadas pela Secretaria de Saúde do Município de Patos por meio do Deputado Federal Hugo Mota. A aquisição faz parte da renovação de frota e garante mais qualidade, agilidade e segurança durante a prestação do serviço.
As duas ambulâncias foram equipadas e já estão sendo utilizadas como Unidade de Suporte Avançado (USA), tipo Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As viaturas são do modelo 417, diesel, da Mercedes Benz. Desde 2023 estavam na cidade de Patos, porém, problemas na documentação atrasaram o emplacamento e só foram liberadas para uso neste mês de março de 2024.
Jozivan Antero – Polêmica Patos