Falta e quedas de tensão de energia irrita cidadãos na cidade de Patos

Nos últimos meses, a Concessionária de Energia Elétrica Energisa, que detém a distribuição de energia elétrica na Paraíba, tem feito investimentos em melhoria dos serviços, porém, ainda existem muitas reclamações […]



Nos últimos meses, a Concessionária de Energia Elétrica Energisa, que detém a distribuição de energia elétrica na Paraíba, tem feito investimentos em melhoria dos serviços, porém, ainda existem muitas reclamações em vários bairros na cidade de Patos.

Os cidadãos reclamam de falta e quedas de tensão de energia que vem causando transtornos e irritando consumidores. Eles cobram solução por parte da Energisa e relatam demora em resolver problemas que estão sendo relatados e registrados nos serviços de atendimento da empresa.

O senhor Olavo Costa, que reside na Rua Manoel Isaias, no Bairro Novo Horizonte, em Patos, disse que a situação está insustentável e faltou energia por duas vezes à noite durante a primeira semana de fevereiro e o caso vem se repetindo constantemente. “A queda de energia é frequente aqui em minha rua…a gente passa o dia trabalhando, no sol quente, chega em casa enfadado e quando vai se deitar para dormir, a energia cai…”, desabafou Olavo.

O professor Amberg Leitão, que reside na Rua Basta Gomes, no Bairro Santo Antônio, relatou que durante o dia a energia é suficiente, mas a noite existe queda brusca da tensão e dificulta o uso de eletrodomésticos e máquinas. Amberg enviou um vídeo mostrando a dificuldade que vem passando com sua família devido aos problemas de queda de tensão.

O morador Enir, que reside na Rua Manoel Maurício de Oliveira, no Bairro Novo Horizonte, comentou que, por vezes, a energia falta às 18h00 e vem chegar após as duas da manhã. Ele disse que o problema está afetando também pessoas doentes que precisam do uso de equipamentos para tratamento de saúde.

O servidor público Josimar Araújo, que reside no Bairro Monte Castelo, afirmou que vem denunciando o problema da queda de tensão há mais de um ano. O caso já foi levado à ouvidoria da Energisa, enviaram técnicos que detectaram o problema, porém, nada foi solucionado. 

A disponibilidade de energia elétrica durante o período diurno vem sendo suprida dentro da normalidade. De acordo com técnicos em eletricidade, a energia solar é farta pelas manhãs e as tardes, porém, à noite, o consumo aumenta com o uso de ares-condicionados, eletroeletrônicos e outros itens que dependem da energia elétrica. A solução são mudanças na rede de distribuição e instalação de transformadores nos pontos de mais instabilidade.        

A reportagem levou os casos ao conhecimento da assessoria de comunicação da Energisa que enviou a seguinte resposta:

“A Energisa esclarece que tem realizado inspeções na rede elétrica da região e que irá tomar medidas técnicas necessárias.

A distribuidora orienta que todos os clientes, inclusive comércios e indústrias, precisam fazer a declaração de carga sempre que tiver alguma alteração. Basta entrar em contato com a Energisa pelo 0800 083 0196 ou diretamente nas agências de atendimento. O aumento de carga sem comunicar a Energisa pode ocasionar curto-circuito e a interrupção no fornecimento de energia”.


Jozivan Antero – Polêmica Patos

Vídeo do momento em que o professor Amberg Leitão chega em sua residência!