Gerente da CAGEPA fala sobre desafios, melhoria da distribuição e pede uso racional da água na cidade de Patos

A água é fundamental para a vida na Terra. De tão valiosa, em vários países, a luta por água gera guerras e conflitos diversos. Por ser um bem imprescindível não […]



A água é fundamental para a vida na Terra. De tão valiosa, em vários países, a luta por água gera guerras e conflitos diversos. Por ser um bem imprescindível não se pode permitir que ela seja tratada como mercadoria, mas isso já acontece e empresas privadas lucram e exploram a venda da água.

Na Paraíba, a grande parte da distribuição da água é feita pela Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA). A companhia estatal é referência no serviço e enfrenta muitos desafios diante da complexidade da distribuição, falta de abundância da água e o consumo cada vez mais alto e o próprio crescimento das cidades.

O gerente da CAGEPA/Espinharas, Jônatas Raulino, foi indagado para falar dos desafios em Patos, a maior cidade do sertão paraibano. Jônatas falou ao programa Polêmica, na Rádio Espinharas FM. Em um áudio sincero, o gerente abordou vários pontos importantes para entender o consumo da água e como a companhia tem buscado a melhoria em tempos tão complexos.

Jônatas disse que houve um aumento no consumo da água em média de 20 a 25% em algumas localidades. A alta temperatura, a situação dos mananciais, os desafios da distribuição da água para as residências, a complexidade do sistema de bombeamento e tantos outros fatores foram abordados de forma transparente e sincera.

O gerente disse que na quarta-feira, dia 1 de novembro, todo o abastecimento será suspenso na cidade de Patos para realização de melhorias nas máquinas do sistema que ficam no Bairro Jatobá, ampliação para atender os conjuntos São Judas Tadeu I e II, além de ações pontuais que devem ocorrer até a manhã da quinta-feira, dia 02 de novembro.

OUÇA relato de Jônatas Raulino:


Jozivan Antero – Polêmica Patos