O Ministério Público Estadual (MPE) abriu um procedimento para apurar denúncia de esquema na marcação de exames, consultas e medicamentos envolvendo um vereador da Câmara Municipal de Patos e um Agente Comunitário de Saúde (ACS).
O processo, que corre em segredo de justiça, chegou ao conhecimento do Polêmica por meio de denúncia anônima, mas revela nos autos que o vereador e a ACS, que seria cabo eleitoral do parlamentar mirim investigado, teria falsificado carimba e até assinatura de um médico que, na época, estaria afastado por questões de saúde.
Na denúncia, o carimbo e a assinatura do médico estariam sendo usados para burlar o sistema de marcação de exames, consultas e receitas. O vereador se beneficiava da ação criminosa e angariava apoio junto aos cidadãos patoenses que ficavam gratos pela contribuição.
O médico, que pode ser considerado também vítima, foi notificado para colaborar com as investigações e apresentar esclarecimentos sobre os fatos apresentados na denúncia. O secretário de Saúde do Município de Patos também foi inquirido para se posicionar, bem como todos aqueles que o MP julgou como necessários à investigação.
De início, a denúncia foi levada ao conhecimento da Câmara Municipal de Patos pelo vereador Josmá Oliveira. O vereador solicitou que a presidente da Casa Juvenal Lúcio de Sousa, Tide Eduardo, levasse o caso até o MPE. O Ministério Público chegou a notificar o vereador denunciante para que fornecesse mais informações, tais como pessoas envolvidas e fatos concretos.
Após novas informações e procedimentos do MPE, tanto o vereador investigado quanto a ACS constituíram advogados para defesa. O caso segue sendo apurado e ainda não tem data para conclusão.
Jozivan Antero – Polêmica Patos
Tags: #acs • #camaradosvereadores • #falsificacao • #medico • #MPE • #vereador