Em Patos, moradores fazem opção por árvores frutíferas e várias mangueiras são vistas no Bairro Novo Horizonte 

Alguns moradores da Rua José Araújo Sobrinho, Manoel Isaias da Silva e outros do Bairro Novo Horizonte, em Patos, fizeram a plantação de árvores frutíferas e várias mangueiras começaram a […]



Alguns moradores da Rua José Araújo Sobrinho, Manoel Isaias da Silva e outros do Bairro Novo Horizonte, em Patos, fizeram a plantação de árvores frutíferas e várias mangueiras começaram a apresentar seus frutos nas vias públicas.

As mangueiras se adaptam muito bem ao semiárido, dão sombra agradável, não soltam folhas como várias árvores nas vias públicas, além de ser uma das frutas mais saborosas da região e de servirem de alimento saudável. 

Na frente da residência do aposentado João de Deus, a mangueira está repleta de frutos. A mesma imagem pode ser vista na casa de alguns dos seus vizinhos, a exemplo de Jakiano Almeida e Alaís Cavalcante. Na Rua Manoel Isaias da Silva, o senhor Luiz Morais também plantou e o vizinho já havia feito o mesmo.

A enfermeira Catherine Gomes, que mora na localidade, tem sido uma das maiores incentivadoras do plantio de árvores nativas e de frutíferas. Catherine tem plantado árvores nas vias públicas e fez um pomar no muro da casa onde reside com a irmã casada com o eletricista Geraldo Azevedo.

Em decorrência da falta de incentivo para o plantio de árvores frutíferas nas vias públicas do Município de Patos, apenas em locais específicos são vistas tais exemplos. A cidade foi tomada árvores do tipo Nim e isso causa um desequilíbrio ambiental pela falta de diversidade.


Jozivan Antero – Polêmica Patos